Tudo o que você precisa saber sobre a CIVILIZAÇÃO GREGA

Civilização Grega: aquilo que você precisa saber!

Os gregos formavam uma civilização muito rica e importante na Antiguidade Clássica. Por isso, a sua civilização costuma aparecer com grane frequência, ao lado daquela romana, na prova de História do ENEM.

Dessa forma, o artigo de hoje vai trazer um resumo com tudo aquilo que você precisa saber para garantir um bom desempenho nessas questões.

Civilização Grega: definição

A civilização grega é a responsável por elementos essenciais que existem nas atuais civilizações. No aspecto político, a ideia de democracia surgiu na Grécia Antiga, assim como a busca pela razão, no campo filosófico e educacional, e a base da medicina moderna. 

Iniciada com o período homérico, em 1.100 a.C., a civilização que compreendemos com parte da Grécia Antiga se estendeu até 146 a.C., quando a região se tornou protetorado romano. A história da civilização grega é dividida em cinco períodos, cada qual com sua contribuição para as civilizações atuais. 

Civilização Grega: os diferentes períodos

O primeiro período é chamado de pré-homérico e ocorreu entre 2.000 a.C. e 1.100 a.C. Ele compreende a formação do povo grego. Além disso, duas civilizações banhadas pelo Mar Egeu se desenvolveram: a micênica e a minoica. 

Em 1.100 a.C. teve início o período homérico, que durou até 800 a.C. Nele foram formados os clãs familiares (também chamados de genos), além de um certo recuo da civilização e uma grande ruralização da região.  

No período arcaico surgiu a pólis, modelo de cidade-estado da Grécia, e o alfabeto fonético, utilizado até os dias atuais no estudo sobre as mais diversas línguas. Sua duração é de 800 a.C. a 500 a.C. 

Considerado o período com maior desenvolvimento, o período clássico ocorreu entre 500 a.C. e 338 a.C. e marca o desenvolvimento de Sócrates, Platão e Aristóteles na filosofia e Eurípedes, Aristófanes e Sófocles no teatro. É conhecido ainda como o período de rivalidade entre Atenas e Esparta e das Guerras Médicas (guerras entre persas e gregos). 

O último período é marcado pela conquista da Macedônia sobre a Grécia e foi comandado por Alexandre, o Grande. Conhecido como período helenístico é onde ocorre a difusão da cultura grega para o Oriente. É finalizado com a conversão da Grécia em protetorado romano em 136 a.C. 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.