Tudo aquilo que você precisa saber sobre o FEUDALISMO

Feudalismo: vai estar na sua prova!

O Feudalismo é um dos assuntos mais cobrados nas questões de História de diversas provas nacionais, mas principalmente de alguns vestibulares.

Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características desse modo de produção. E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe com um resumo com tudo o que você precisa saber para garantir um bom desempenho nas questões de Feudalismo.

Feudalismo: definição

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica e social predominante na Europa Ocidental entre os séculos V e XV, período que faz parte da Alta e Baixa Idade Média.

O feudo nada mais era do que uma propriedade rural gigante, formado pelo Senhor Feudal, escravos e camponeses, estes, podendo ser livres ou vivendo em condições de servidão.

Essa organização era baseada na posse de terras. Assim, o senhor feudal, doava terras aos grandes senhores, como uma forma de recompensa pela participação em grandes batalhas e em outros serviços.

Os grandes senhores eram denominados suseranos, e, por sua vez, concediam as terras ganhas para os vassalos, que consistiam nos senhores menos poderosos e que serviam como cavaleiros nas guerras.

Feudalismo: características principais

A sociedade feudal era estamental, ou seja, continha camadas sociais diferentes conforme os privilégios que cada indivíduo possuía. Dessa forma, existia a nobreza, o clero e os servos. A nobreza era composta pelos senhores feudais, proprietários de terras que tinham poderes políticos, administrativos e jurídicos.

O clero era a igreja, a qual tinha posse de uma grande extensão de terra, além de ter grande influências nas relações sociais. Os servos eram subordinados a cumprir ordens de serviços e pagar diversos tipos de impostos.

A política era exercida pelo senhor feudal, já que era ele que possuía um exército, era responsável por aplicar leis, administrar a justiça, conceder privilégios, realizar negociações comerciais e por declarar guerra ou a paz.

A economia no período feudal se caracterizava pela autossuficiência, ou seja, por produções agrícolas e de subsistência,não havendo comércio. Quando havia colheitas significativas, os excedentes eram trocados com seus vizinhos ou em feiras na cidade por outro alimento ou por demais bens.

Essa forma de trocas era denominada de escambo, também ficando conhecida posteriormente como a primeira transação comercial realizada.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.