Tudo aquilo que você precisa saber sobre a redação da FUVEST!

Redação da Fuvest: um resumo!

O vestibular da Fuvest é aquele que concede acesso à USP (Universidade de São Paulo), uma das melhores universidades do país.

Dessa maneira, o vestibular é o alvo de muitos estudantes brasileiros, o que torna a prova extremamente concorrida.

Assim, se você deseja se destacar nesse vestibular, deve, com certeza, construir uma boa redação. E é justamente por isso que o artigo de hoje vai trazer dicas essenciais para que você domine a estrutura dos textos tipo Fuvest.

A Fundação Universitária para o Vestibular, mais conhecida pela sua sigla Fuvest, é uma fundação brasileira de direito privado ligada à Universidade de São Paulo, fundada em 1976 em São Paulo, cujo objetivo principal é a realização dos exames vestibulares para admissão à essa instituição.

Redação Fuvest: Introdução

A redação é de extrema importância na prova da Fuvest.

Nesse vestibular, a redação recebe extrema importância: para se ter uma ideia, ela compõe 12,5% da sua média total na prova.

Redação Fuvest: Estrutura

Como acontece no ENEM e na maioria dos vestibulares o candidato deverá escrever uma dissertação de caráter argumentativo. Dessa forma, espera-se que o aluno escreva uma redação dividida em introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão.

Porém, é importante destacar que, ao contrário do que acontece no ENEM, a redação da Fuvest pede que você atribua um título à sua redação. Inclusive, uma linha é separada no topo da folha especialmente para isso.

A falta de um título pode ocasionar perda de pontos.

Redação Fuvest: Critérios de Avaliação

O edital da Fuvest estabelece alguns critérios de correção que são importantes saber para você se preparar. Vamos ver, a seguir, quais são eles:

  • Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo: Avalia se o seu texto segue os padrões do gênero proposto (dissertação). Além disso, verifica-se a pertinência das informações relativas ao tema usadas pelo aluno e a sua capacidade argumentativa.
  • Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto: Avalia a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a forma correta de articulação das frases e dos parágrafos.
  • Correção gramatical e adequação vocabular: Avalia se o aluno utiliza o correto domínio da norma-padrão escrita da língua portuguesa e se possui clareza na expressão das suas ideias. Além disso,  é avaliada a seleção do vocabulário, buscando avaliar se o aluno utiliza a norma culta da língua.

É importante ressaltar também que a redação da Fuvest deve possuir no mínimo 20 linhas e é proibido fugir do tema proposto.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.