Três pilares para o estudo eficiente

Muitos estudantes se enganam ao pensar que nos estudos o principal é a quantidade de tempo dedicada. Apesar de ser importante dedicar um bom tempo ao estudo, o mais importante não é a quantidade e sim a qualidade. Desse modo, para garantir bons resultados, é fundamental se dedicar aos três pilares do estudo eficiente: teoria, prática, e revisão.

Pensando nisso, apresentamos abaixo os três elementos que não podem faltar para garantir a qualidade dos estudos e dicas de como manter o equilíbrio entre eles. 

1. Teoria

A teoria é um dos três pilares para o estudo eficiente e é de suma importância que o estudante se dedique a ela, pois serve se base para os dois outros pilares. Desse modo, estudar o conteúdo deve ser a atividade basilar no período de preparação para prestar um concurso ou vestibular. Então, por mais difícil que possa parecer se concentrar na leitura dos materiais teóricos, é de suma importância para ter um bom resultado e para garantir a eficácia da prática e da revisão. 

2. Prática 

A prática, por sua vez, exige que o estudante aplique o que aprendeu ao estudar a teoria. Ao aplicar o que estudou ou ao se esforçar para mobilizar os conhecimentos em uma atividade prática, o estudante consolida seu aprendizado. Essa etapa pode ser importante também para identificar assuntos da teoria que ainda não foram completamente aprendidos. Portanto, é preciso treinar. Para isso, o estudante pode responder questões, exercícios práticos e fazer provas de anos anteriores.

3. Revisão

Por fim, o último, mas não menos importante pilar do estudo eficiente, é a revisão. Diversas pesquisas já comprovaram a importância da revisão para evitar a curva do esquecimento. O cérebro costuma descartar as informações pouco usadas. Desse modo, revisitar as anotações do assunto estudado de forma recorrente ajuda a memorizar o assunto. Há diversas maneiras de revisar um assunto, os mapas mentais e os flash cards são boas opções.

Para manter o equilíbrio entre os três pilares e garantir o estudo eficiente, é preciso analisar de qual elemento você mais precisa em cada assunto. Caso esteja começando do zero, lembre-se de seguir a ordem, começando pela teoria.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.