Trabalho em grupo: Como lidar com colegas preguiçosos

Trabalho em grupo é super comum na escola ou faculdade. Entretanto, nem sempre é algo fácil de administrar. Afinal, cada colega tem a sua forma de interagir e auxiliar com a proposta. De vez em quando, inclusive, você pode se deparar com aquele participante que não quer fazer muita coisa. Ou seja, o ‘preguiçoso‘ da turma.

Já aconteceu com você? Se não, há certa probabilidade de ainda de vir a acontecer. E aí você precisa estar preparado para tomar algumas atitudes. Caso contrário, o trabalho do grupo todo sairá prejudicado.

Veja soluções!

1 – Certifique-se de que seu grupo está se comunicando bem

Nem sempre é culpa de um membro do grupo; pode ser que o seu grupo não esteja compartilhando bem as informações entre si. Quando você começar seu projeto de grupo pela primeira vez, não peça às pessoas para trabalharem. Atribuir.

Certifique-se de que cada membro do grupo diga verbalmente que é responsável por sua parte e que compreende o que é sua parte. Além disso, certifique-se de que cada membro do grupo tenha as informações de contato dos outros

2. Use uma ferramenta de gerenciamento de projeto

Gerenciar projetos em grupo por e-mail é apenas um pouco melhor do que enfiar papéis na mochila e esperar que você possa pegar a tarefa certa quando solicitado. Em vez disso, tente usar uma ferramenta desenvolvida desde o início para gerenciar projetos de grupo.

Você pode usar Zoom para que ver o que todos estão fazendo e depois ter que mostrar seu trabalho. Isso também oferece uma grande oportunidade se os membros do grupo ficarem presos em uma parte e precisarem de um pouco de ajuda.

3 -Crie mini-prazos em seu projeto

Estabeleça mini prazos ao longo do caminho para que o trabalho não seja adiado. Além disso, será útil designar um membro do grupo como gerente de projeto. Dessa forma, temos algum tipo de sistema de responsabilidade e há alguém que está garantindo que os membros do grupo tenham suas partes concluídas em tempo hábil.

4 -Fale com o seu professor se necessário

Só saiba que quando os professores atribuem trabalhos em grupo, eles já sabem que alguns alunos não farão parte da tarefa. A maioria dos professores faz isso porque querem que você experimente como são os projetos de grupos do mundo real porque, sim, ainda há pessoas no mundo real que agem assim. Isso significa que se você vai abordar seu professor, você precisa abordá-lo da maneira correta.

Aborde-o da mesma forma que faria com um dever de casa no qual está se esforçando: tente resolver o problema sozinho, e sempre certifique-se de trazer a documentação de todas as tentativas que você tentou ou qualquer coisa que possa acrescentar ao motivo de o membro do seu grupo estar trazendo todo o grupo para baixo. Depois de tentar resolver o problema internamente e falhar,

5 – Se nada mais funcionar, basta absorver

É horrível, mas às vezes você só precisa engolir e fazer o trabalho que o membro preguiçoso do grupo não quer fazer. É totalmente injusto … mas é uma ótima preparação para o mundo real. Embora vejamos uma grande maioria das pessoas crescer e amadurecer à medida que entram no mundo real, sempre haverá alguns que parecem estar presos em seus caminhos preguiçosos e se recusam a mudar. Definitivamente, você terá que lidar com alguns deles quando entrar no mundo real.

O que achou das dicas? Esperamos que tenha gostado e que possa aproveitar o conteúdo em seu próximo trabalho em grupo!

Leia também – Estudar em grupo ou sozinho: Saiba o que é melhor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.