Tiradentes: Por que você precisa conhecê-lo para o ENEM

Um dos personagens mais importantes da história brasileira, Tiradentes é sempre citado no Exame Nacional do Ensino Médio

Tiradentes, um dos símbolos da Inconfidência Mineira, é sempre relembrado nos vestibulares e no ENEM. Surge na parte da História, normalmente com trechos sobre o contexto da época, em plena corrida do ouro no Brasil.

Como se trata de um dos personagens mais importantes da história brasileira, tendo desempenhado um papel relevante, não há como deixar de conhecer quem foi, seus feitos e o que aconteceu com Tiradentes.

Por isso resolvemos traçar um panorama histórico dos pontos que valem ser revistos para o ENEM sobre o tema. Confira!

Quem foi Tiradentes?

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, nasceu no Estado de Minas gerais em 12 de novembro de 1746. Foi um dos ativistas políticos na conspiração denominada Inconfidência Mineira.

Tiradentes teve diversas profissões, entre elas comerciante, dentista amador, minerador, militar, entre outros. Como militar chegou a ser Alferes da Cavalaria de Dragões reais de Minas. 

Porém, embora tenha servido à coroa, anos depois Tiradentes se rebelaria contra ela. Vamos entender melhor em etapas qual era o contexto da época. 

O ouro e as mudanças no cenário nacional

Antes de falar sobre a Inconfidência Mineira é interessante entendermos tal cenário brasileiro. O século XVIII no Brasil é conhecido como o “século do Ouro”.

Isso porque os bandeirantes encontraram minas de ouro no Sudeste do Brasil. Em decorrência disso, o centro econômico brasileiro deixou o nordeste e partiu principalmente para a região de Minas Gerais.

Com isso, muitas pessoas deslocaram-se de diversos cantos do País com a esperança de ficarem ricas explorando minério. Foi um período de amplo crescimento populacional dessa parte do Brasil.

Taxação do Ouro

Para ter melhor controle sobre o ouro extraído, a metrópole criou diversas leis e taxas. Entre elas:

  • O ouro deveria ser registrado pelas casas de fundição para circulação em formatos de barras.
  • Criou-se o “Quinto” que era um imposto que taxava 20% do ouro para coroa portuguesa 
  • Outra taxa foi criada, conhecida como “Derrama”. A Derrama era uma forma da metrópole conseguir obter lucros anuais. (Caso as 100 arrobas anuais do quinto não fosse atingida, os contribuintes deveriam completar a quantia que faltava com suas próprias finanças).

O início da revolta

Nessa mesma época, o mundo era tomado por pensamentos Iluministas e Liberais. Além disso, os colonos demonstraram descontentamento com tanta taxação em cima do ouro e suas riquezas.

Nasceu, então, um sentimento de autonomia e liberdade em relação às leis e taxações. Foi a partir disso que ocorreu o movimento denominado “Inconfidência Mineira”

Inconfidência Mineira

A Inconfidência foi influenciada pelo pensamento iluminista. Poetas, estudiosos, coronéis e advogados, religiosos, estavam entre os participantes.

Esse grupo planejou libertar a capitania mineira da colonização portuguesa em 1789. No entanto, antes disso foram entregues por Joaquim Silvério dos Reis. 

Entrega de Tiradentes

Joaquim Silvério denunciou os participantes da Inconfidência Mineira em troca do perdão de dívidas à Coroa Portuguesa.

Por conta disso, Tiradentes e os demais participantes foram presos.

Prisão e morte de Tiradentes 

Tiradentes ficou preso até ser julgado em 1792. Sua sentença foi o enforcamento em praça pública, onde teve sua cabeça exposta para os populares. Isso ocorreu em 21 de abril, por isso, a data celebrada até hoje em nosso calendário.

Essa medida radical foi tomada para demonstrar a força da Metrópole, como um gesto para coibir qualquer outro tipo de revolta.

Apesar de não ter sido um dos líderes do movimento, Tiradentes tornou-se o símbolo da Inconfidência Mineira, assim como da independência e adorado pelos republicanos.

Esse é um resumo do que pode cair no ENEM sobre Tiradentes e o contexto da Inconfidência Mineira. Não deixe de testar seus conhecimentos realizando questões de anos anteriores também!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.