5 temas de Biologia que mais caem no ENEM

Elencamos a seguir os assuntos que são cobrados com maior frequência do Exame Nacional do Ensino Médio

Vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) apresentam questões de Biologia. Portanto, a disciplina precisa entrar no cronograma de estudos de qualquer pessoa que esteja se preparando para essas metas.

Mas quais seriam os assuntos mais cobrados acerca da Biologia exatamente no ENEM? Elencamos a seguir os cinco temas que marcam presença no exame.

Ecologia

Ciência que estuda o meio ambiente em relação com os seres vivos que nele vivem. Geralmente o ENEM aborda a ecologia em questões sobre condições climáticas e as interações humanas com o ecossistema e a desestabilização dele.

Ação humana

O ENEM constantemente traz questões de Biologia sobre a ação humana sobre o meio ambiente. Elas geralmente são elaboradas com a ajuda de gráficos, mostrando os efeitos negativos após alguma alteração feita pelo homem na natureza. Por exemplo: uso de agrotóxicos, poluição de rios e mares, assim como as queimadas.

Citologia

Certamente um dos assuntos mais tradicionais das provas de Biologia dos vestibulares. Aborda tudo o que tem relação com as células e seus processos. Estude, por exemplo, os aspectos morfológicos e bioquímicos, entre tantos outros.

Leia também: Biologia: 4 técnicas de estudo para dominar a matéria

Histologia e Fisiologia

Também inclua em seus estudos matérias sobre anatomia e fisiologia. Aprofunde-se nas funções e nos sistemas do corpo humano, como digestivo e nervoso, por exemplo. DNA, reprodução humana, contracepção, prevenção de doenças e ação de medicamentos também podem cair.

Biotecnologia

Outro tema recorrente é a Biotecnologia. Essa área consiste em estudar e desenvolver seres para proporcionar melhorias nas tecnologias aplicadas em diversos segmentos da sociedade. Por exemplo: maquinários da indústria, da saúde, ciência, entre tantos outros.

Lembrando que outro tema que pode surgir com força nos próximos vestibulares e provas do ENEM é a microbiologia e parasitologia. No exame aplicado em 2021 provavelmente não terá questões relativas ao coronavírus, pois a prova normalmente é elaborada com muita antecedência.


E então, já preparou seu material de estudos de Biologia? Não deixe para estudar de última hora. O ENEM acontece nos meses de janeiro e fevereiro de 2021.

Leia também outro artigo interessante: Biologia: Filmes que ensinam temas quentes para o ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.