Técnicas para otimizar seu tempo de prova

Uma das coisas que mais aterroriza os estudantes na hora de uma prova é o curto tempo para resolver as questões.  Nessas horas, o relógio se torna um verdadeiro inimigo. Quando melhor o tempo for aproveitado, mais chances de ter respostas assertivas e maior também a chance de aprovação.

É comum, devido ao nervosismo, ficar preso em uma questão ou pior, dar um branco. Porém, existem alguns conselhos que podem ajudar a resolver a prova em menos tempo.

Dicas para otimizar o tempo da prova

Primeiramente, invista em simulados e treine as questões. Enquanto faz isso, cronometre o tempo que levou para resolvê-la. Aproveite para exercitar a marcação do gabarito. Na internet é possível encontrar centenas de modelos de simulados gratuitos, ou, caso queira, pagos.

Não se prenda a questões que está com dificuldade para resolver. Se não conseguir caminhar após algumas tentativas, deixe a pergunta de lado e pule para próxima. Ao final da avaliação, retorne e responda todas as alternativas que deixou em branco.

Outra dica é deixar as questões de interpretação de texto para o final. Principalmente se forem questões de português que envolvem enunciados longos. Procure sempre os textos menores e deixe questões mais complexas, como as de exatas, pra depois. Desse modo, você evitará se cansar demais em questão longas e acabe errando as fáceis. Tenha como objetivo acumular pontuação nas questões menos complicadas.

Para as provas de matemática, procure fixar fórmulas. Isso economiza um tempo que é precioso. Elas ajudam a simplificar um cálculo extenso e te levam à resposta correta com mais rapidez. Isso é um enorme diferencial entre você a concorrência. Olhe também as alternativas. Às vezes você pode encontrar a resposta sem necessariamente ter que fazer uma conta.

Por fim, se alimente e beba água com moderação. Pode parecer besteira mas muita gente acaba perdendo tempo comendo durante a prova ou indo ao banheiro por ter bebido muita água. Por isso, tenha equilíbrio e leve apenas o que for indispensável.

Curtiu as dicas? Então deixe o seu comentário!

Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.