Técnica Pomodoro: Uma grande aliada dos estudantes

Na corrida pela aprovação às vezes os métodos de estudos ficam obsoletos e acabam comprometendo o aprendizado. No entanto, há algumas técnica que quando aplicadas podem trazer bons resultados. Se você precisa sair do ciclo vicioso da procrastinação e aumentar a produtividade, a técnica pomodoro pode  ser uma ferramenta simples e eficaz. Nesse sentido, explicamos abaixo o que é e como funciona.

O que é a Técnica Pomodoro?

Essa técnica foi desvelada por um universitário  italiano chamado Francesco Cirillo no final dos anos 1980, e com uma premissa bem simples: auxiliar o estudante a gerenciar de forma equilibrada o tempo.

Francesco tinha muita dificuldade de organizar o tempo durante os primeiros anos na universidade e, por isso, teve a ideia de utilizar um time de cozinha para cronometrar suas tarefas. O time tinha formato de tomate e  ao final de 25 minutos emitia um forte sinal. Desse modo, surgiu o nome da Técnica Pomodoro, já que pomodoro que significa tomate em Italiano.

Durante esses 25 minutos ele se mantinha absolutamente concentrado em suas atividades evitando qualquer tipo de distração. Ao perceber que essa estratégia dava resultados positivos ele divulgou a técnica em 1992.

Nesse sentido, a Técnica Pomodoro é uma excelente opção para aqueles estudantes que têm o hábito de procrastinar. Além disso, ela serve para aqueles que são mais distraídos e tendem a ter baixa produtividade, seja por cansaço ou por outro fatores. A técnica pode ser útil também para os que são ansiosos e vivem pressionados por um número grande de demandas a  cumprir.

Como funciona?

Cada pomodoro é dividido em quatro tempos de 30 minutos. Então, para usar essa técnica você precisa de um despertador e de um papel ou outro suporte que possa anotar as tarefas realizadas. A média de duração é de 2 horas. A ideia é realizar a atividade e nos primeiros 25 minutos e descansar nos 5 minutos restantes. Esse tempo e descanso é necessário para relaxar a mente e reorganizar os pensamentos.

Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Veja O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.