7 táticas para compreender textos filosóficos

Ler textos filosóficos não é algo fácil. Quem já tentou sabe o quão densa é a linguagem, complicando a compreensão do conteúdo.

No entanto, se envolver com leituras de livros de filosofia pode ser muito interessante. Afinal, essas obras trazem grandes reflexões e discussões, importantes para entendermos sobre questões da humanidade, sociedade, política, entre outros temas.

Conheça estratégias para melhorar sua leitura de conteúdos filosóficos.

Leitura para compreensão

Em primeiro lugar, um pouco de contexto. Tenha em mente que quando você está lendo filosofia, o que você está realmente fazendo é tentar entender um texto escrito. Isso é muito diferente de outras formas de leitura , como – digamos – percorrer a página de um jornal para coletar informações ou ler um romance para desfrutar de uma boa história. A leitura filosófica consiste em um exercício de compreensão e deve ser tratada como tal.

Melhore sua compreensão na leitura em 5 passos

Filosofia é discutir

A escrita filosófica é uma escrita persuasiva. Quando você lê uma peça filosófica, está lendo a opinião de um autor que está tentando persuadi-lo da plausibilidade ou então implausibilidade de uma posição. Você vai comprar a posição do autor? Para decidir, você precisa entender totalmente as ideias apresentadas, assim como as estratégias retóricas empregadas.

Não tenha pressa

Os escritos filosóficos são densos e difíceis. Ao ler, estabeleça metas realistas. Enquanto a leitura de uma página de um romance pode levar apenas trinta segundos, algumas páginas de filosofia exigem pelo menos dez minutos ou então mais.

Qual é o ponto principal?

Antes de realmente começar a ler, dê uma olhada no artigo para ter uma noção do ponto principal que o autor está tentando fazer e da estrutura da obra. Se for um ensaio, leia o primeiro e o último parágrafos na íntegra. Se for um livro, olhe para o índice e leia os comentários iniciais. Logo após ler o livro, você estará mais bem equipado para mergulhar e ler todo o texto de maneira inteligente.

Anote

Mantenha um lápis e um marca texto com você e assinale o que lhe parecer as passagens cruciais: onde a tese principal se apresenta; onde os conceitos-chave se introduzem; onde os principais argumentos ou razões se consolidam. Ademais, tente também ter uma noção dos pontos mais fracos da obra geral.

Pense criticamente

Sua tarefa como leitor de filosofia não é apenas receber informações, como faria com um livro de biologia: você está se envolvendo com uma discussão. Você pode concordar ou discordar – mas de qualquer forma, você precisa saber por que formou uma opinião específica.

Durante a leitura, procure falhas no argumento do escritor e marque-as. Se você está lendo para uma aula, quase certamente será solicitado a escrever ou falar sobre sua resposta ao argumento do escritor.

Continue relendo

Enquanto você está classificando e ajustando seus comentários críticos, verifique novamente o texto para refrescar sua memória, aguçar seus pensamentos, assim como certifique-se de interpretar o autor corretamente.


E então o que achou das dicas para leitura de textos filosóficos? Faça o teste por aí e conte-nos se deu certo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.