Sugestões para ir bem em provas de múltipla escolha

Provas de múltipla escolha são bastante comuns. Os vestibulares, concursos públicos, assim como o Enem apresentam questões desse tipo. Elas se caracterizam por ter um anunciado e dispor de algumas opções para que o candidato escolha aquela que acha correta.

Provas de múltipla escolha: dicas essenciais

Será que há algum segredo para ir melhor nesse estilo de avaliação? Bom, para explicar melhor, elaboramos dez sugestões para que você leve em consideração ao estudar.

  1. Circule ou então sublinhe palavras importantes no item. Isso ajudará você a se concentrar nas informações mais necessárias para identificar a escolha de resposta correta.
  2. Leia todas as opções de resposta antes de selecionar uma. Afinal, é tão provável que a última opção de resposta seja correta quanto a primeira.
  3. Risque as opções de resposta que você tem certeza que não estão corretas. A saber, isso ajudará você a restringir a escolha de resposta correta.
  4. Procure duas opções de resposta opostas. Uma dessas duas opções de resposta provavelmente está correta.
  5. Procure dicas sobre a escolha de resposta correta em outras alternativas da questão. A escolha da resposta correta pode fazer parte de outra questão.
  6. Não mude sua resposta inicial, a menos que tenha certeza de que outra opção de resposta está correta. Na maioria das vezes, sua primeira escolha é a correta.
  7. Escolha “todas as opções acima” se tiver certeza de que todas as outras opções de resposta estão corretas.
  8. Entretanto, não escolha “todas as opções acima” se apenas uma das opções de resposta não estiver correta.
  9. Escolha “nenhuma das opções acima” se tiver certeza de que todas as outras opções de resposta no item estão incorretas.
  10. Não escolha “nenhuma das opções acima” se apenas uma das opções de resposta estiver correta.

Saber como os itens de múltipla escolha são construídos e usar essas diretrizes o ajudará a melhorar sua pontuação / colocação.

E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – Como resolver provas em menos tempo? Confira 5 dicas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.