Stalinismo: um resumo sobre o Governo de Josef Stalin

Stalinismo: tudo o que você precisa saber sobre o regime!

O regime de Josef Stalin na URSS foi muito importante devido a uma variedade de motivos. O primeiro deles é porque o Stalinismo é responsável por industrializar a URSS e transformá-la em uma potência. Outro motivo, porém, é a denúncia ao autoritarismo do líder do regime.

Assim, ela pluralidade de aspectos do Stalinismo é muito explorada pelas principais provas do país. Além disso, o regime de Stalin pode aparecer na sua prova relacionado também à outros tópicos. Dentre esses, podemos citar: a Guerra Fria, o governo de Lênin e o período pó-segunda guerra mundial.

Dessa maneira, é de extrema importância que você domine as principais características do regime para garantir um bom desempenho nas suas provas.

Stalinismo: Introdução

O Stalinismo foi um regime totalitário de esquerda comandado por Josef Stalin. O ditador colocou o regime em prática no ano de 1927, com a morte de Lênin.

O governo stalinista na União Soviética se perpetuou até o ano de 1953 e tinha como ideologia principal aquela comunista.

Além disso, Stalin consolidou a coletivização e a estatização das terras soviéticas, bem como o confisco de propriedades particulares. Igualmente, o seu governo iniciou um processo de industrialização da URSS, transformando-a na segunda potência industrial do mundo (naquela época).

Porém, é importante ressaltar também que o regime de Stalin era autoritário. Assim, ele perseguiu e executou muitos de seus adversários políticos, além de instalar a censura dos meios de comunicação.

Stalinismo: Antecedentes Históricos

A Revolução Russa ocorre no ano de 1917, consolidando o fim do czarismo. O governo, então, passaria a ser liderado pelos bolcheviques.

Lênin é o bolchevique que irá assumir o comando da Rússia e, consequentemente, que irá implantar a ideologia socialista no país. Além disso, em 1924, o líder irá criar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a URSS.

No entanto, com a morte de Lenin em 1924, dois líderes passam a disputar o poder: Leon Trotsky e Josef Stalin.

Os dois possuíam ideologias diferentes: Trotsky acreditava que a URSS deveria apoiar outros países a realizarem suas próprias revoluções socialistas e, com isso, consolidar a ideologia na própria URSS.

Stalin, por sua vez, acreditava que a URSS deveria consolidar o socialismo em si mesma antes de passar a apoiar a ideologia em outros locais. 

No fim, Stalin é escolhido para assumir o poder. Trotsky será, então, expulso da URSS e executado por Stalin em 1940.

Stalinismo: Características Principais

A principal característica do regime de Stalin é o seu caráter totalitário. Josef Stalin possuía plenos poderes para comandara política, a economia e a sociedade da URSS.

Além disso, durante o seu governo todos os demais partidos políticos foram extintos: o líder instala o monopartidarismo, sendo o único partido aquele do qual ele fazia parte, o Partido Comunista.

Igualmente, a censura e o controle dos meios de comunicação e o militarismo foram também duas características do Stalinismo.

Stalin proibiu também todos os tipos de manifestas religiosas e passou a realizar uma propaganda extremamente nacionalista.

A URSS se torna, com as reformas de Stalin, uma grande potência. Porém, existia um alto preço a ser pago: quem discordasse do líder seria visto como inimigo e poderia ser executado ou enviado aos Gulags (campos de trabalho forçado).

Stalinismo: Fim do regime

O Stalinismo conhece seu fim no ano de 1953, com a morte de Josef Stalin.

O sucessor de Stalin é Nikita Kruschev, que irá denunciar  as atrocidades pelo seu antecessor, além de libertar os prisioneiros.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.