Soluções para enfrentar as dificuldades em matemática

A matéria está presente no ensino fundamental e médio, no ENEM, vestibular e até em concurso público. Descubra como superá-la!

Matemática é uma das matérias mais temidas pelos estudantes. Até concurseiros dizem ter dificuldades em aprender a disciplina, cobrada em diversos certames.

Quem possui aptidão para cálculos pode ficar tranquilo, afinal, matemática majoritariamente se constitui-se por eles. Contas e mais contas. Mesmo nas questões que envolvem lógica há que se ter boas noções matemáticas.

Portanto, em vez de fugir dela, o melhor a se fazer é enfrentá-la de frente e superar as dificuldades.

Para lhe ajudar nessa missão, elencaremos quatro sugestões para você lidar melhor com o estudo em matemática. Acompanhe.

1. Descubra as dificuldades em matemática

Você tem dificuldades em uma parte da matemática ou em qualquer lição que envolve cálculos ou problemas? Essa pode ser uma reflexão válida para compreender de onde vem a sua ‘trava’ com a matéria.

Tente aprender os conceitos com uma segunda pessoa, talvez, com um colega que se dê bem com matemática. Ou então, peça para que seu professor explique novamente ou de uma outra maneira. Muitas vezes o entendimento da matéria na primeira vez fica tão confuso, que fica impossível dar continuidade sem ficar com o ‘pé atrás’.

Outra boa dica é fazer uma lista com as suas dificuldades e buscar semelhanças nelas. Além disso, é super válido fazer isso para montar um cronograma de estudos mais eficiente e direto.

2. Busque aliados

Assim que os problemas forem identificados, siga com o plano de enfrentá-los. Busque então alguns aliados para proporcionar um estudo de matemática mais agradável e até mesmo divertido.

Procure canais que ensinem as matérias de forma mais dinâmica e leve; monte um grupo de estudos – a distância em meio à pandemia; compre livros com novas maneiras de explicar as lições.

Além disso, trabalhe a matemática como se fosse qualquer outra matéria, até mesmo as de humanas. Use bastante o seu caderno de anotações.

Depois de identificar, é hora de superar. E você vai superar o problema enfrentando-o. Estude matemática. Faça dela a sua melhor amiga; compre livros, cadernos de anotações, canetas coloridas, etc.

3. Dedique-se a um tema de cada vez

A matemática se divide em diversos conceitos. Por isso a necessidade de identificar em quais deles você tem a maior dificuldade.

Quando é preciso estudar muitas lições, não pense que irá aprender todas de uma vez e de maneira rápida. Principalmente se for uma das matérias com as quais você não se dá tão bem.

Portanto, tenha em mente que seu aprendizado ocorrerá pouco a pouco. Caso tenha prazo para aprender a disciplina, por exemplo para um concurso público, delimite dias para se dedicar totalmente a cada conceito. Só troque de matéria quando você estiver 100% na última estudada.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/6-filmes-matematica/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.