Segredos para escrever bem: O que dizem os escritores famosos

A maioria dos escritores profissionais – aquelas pessoas talentosas que fazem a escrita parecer fácil – serão os primeiros a dizer que muitas vezes não é nada fácil, nem existe uma maneira certa ou errada de fazer isso.

Na verdade, a escrita raramente é fácil para qualquer pessoa – mesmo para os escritores mais talentosos. Não desanime. Se você quer ser um escritor melhor, você terá que trabalhar. Nem tudo que você escreve vai ser ótimo ou até bom, mas quanto mais você escrever, melhores se tornarão suas habilidades. Aprender o básico e continuar a praticar o ajudará a ganhar confiança. 

Eventualmente, você não apenas será um escritor melhor – você pode realmente gostar de escrever. Assim como um músico não pode entregar uma performance inspirada sem primeiro aprender os rudimentos do ofício e estudar a técnica, depois de dominar o básico da escrita, você estará pronto para permitir que a inspiração e a imaginação o levem a quase qualquer lugar que você desejar.

Escritores sobre escrever bem

“Não existe uma regra sobre como escrever. Às vezes é fácil e perfeito: às vezes é como perfurar rocha e explodi-la com cargas.”
—Ernest Hemingway

“Se você quer ser escritor, deve fazer duas coisas acima de tudo: ler muito e escrever muito. Não há como contornar essas duas coisas que conheço, nenhum atalho. ”
—Stephen King

“Se tenho algo a dizer aos jovens escritores, é parar de pensar em escrever como arte. Pense nisso como trabalho. É um trabalho físico difícil. Você fica dizendo: ‘Não, isso é errado, posso fazer melhor.’ “
—Paddy Chayefsky

“Nunca se fica feliz. Se um escritor está muito feliz com sua escrita, algo está errado com ele. Um verdadeiro escritor sempre sente que não fez o suficiente. Esta é a razão pela qual ele tem a ambição de reescrever, de publicar coisas e assim por diante. Os escritores ruins ficam muito felizes com o que fazem. Eles sempre parecem surpresos com o quão bons são. Eu diria que um escritor de verdade vê que perdeu muitas oportunidades. “
—Isaac Bashevis Singer

“Escrever é apenas trabalho – não há segredo. Se você ditar ou usar uma caneta ou digitar ou escrever com os dedos dos pés – ainda assim é apenas trabalho.”
—Sinclair Lewis

“Qualquer homem que continua trabalhando não é um fracasso. Ele pode não ser um grande escritor, mas se aplicar as virtudes antiquadas do trabalho árduo e constante, ele eventualmente fará algum tipo de carreira para si mesmo como escritor.”
–Ray Bradbury

“As pessoas de fora acham que escrever há algo de mágico, que você sobe no sótão à meia-noite, joga os ossos e desce de manhã com uma história, mas não é assim. Você se senta atrás da máquina de escrever e você trabalha, e isso é tudo que há para fazer. “
–Harlan Ellison


E então, gostou do conteúdo?

Não deixe de ler também – Dicas de exercícios para melhorar a escrita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.