Saiba quais são os elementos básicos da comunicação

A comunicação humana se dá através de inúmeros elementos, que envolvem geralmente uma linguagem, uma mensagem a ser transmitida e interação entre os interlocutores (emissor e receptor). Confira a seguir quais são esses elementos.

Elementos básicos da comunicação

  • Emissor: é aquele que emite a mensagem. O emissor é quem fala, escreve, gesticula, etc. Durante uma aula, por exemplo, o professor costuma ser o emissor, enquanto os alunos são os receptores.
  • Receptor: é aquele a quem a mensagem está destinada. O receptor é o ouvinte, o leitor, o telespectador, etc. Os receptores de um jornal são seus leitores, enquanto que em um diálogo o receptor é aquele que está ouvindo. Repare que em muitas situações, há alternância entre receptor e emissor, ou seja, ora o sujeito é o emissor, ora esse mesmo sujeito se torna o receptor.
  • Código: é a forma como a mensagem se organiza, ou seja, são os signos utilizados para transmitir a mensagem. O código pode ser uma língua ou até mesmo gestos (no Brasil temos a Libras, língua brasileira de sinais). Neste texto, por exemplo, o nosso código é a língua portuguesa.
  • Mensagem: é o texto produzido pelo emissor. Vale lembrar que a linguagem muitas vezes deve se adequar à mensagem. Logo, a linguagem utilizada em uma entrevista de emprego, por exemplo, é diferente da que utilizamos no dia a dia em diálogos com amigos e familiares. Da mesma forma, a linguagem de um texto científico se diferencia da de um poema.
  • Canal de comunicação: é o meio através do qual a mensagem circula ou é transmitida. Os canais podem ser o rádio, a TV, uma revista, um jornal. No nosso caso em específico, o canal de comunicação é o site para o qual este texto foi redigido.
  • Referente: é o contexto,  a informação ou o conteúdo que está sendo transmitido. O referente é aquilo que se diz, se escreve, ou seja, o que se quer comunicar ao outro. Se tomarmos como exemplo uma notícia, o referente é o fato ou acontecimento que está sendo informado.

 

Agora que você já sabe quais são os elementos básicos da comunicação, é importante que você se lembre que a comunicação só será de fato efetiva quando o receptor conseguir entender a mensagem transmitida.

Gostou do texto? Deixe seu comentário e faça-nos também sugestões sobre as dúvidas que você tem referentes ao uso da língua portuguesa.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.