Saiba como revisar bem o seu texto

A revisão de um texto costuma ser uma tarefa considerada cansativa e até monótona. No entanto, esse é um passo essencial para quem deseja passar uma mensagem clara e objetiva. A fundamentação teórica por si só não basta. É preciso entender a revisão como mais um elemento da escrita, como parte do conjunto. 

A revisão ajuda a identificar e corrigir possíveis repetições e desvios ortográficos, gramaticais e de pontuação no seu texto. Além disso, ajuda também a organizar melhor as ideias e a estabelecer os argumentos com lógica e coerência.

Veja abaixo dicas de como revisar o seu texto!

Faça uma leitura atenta e preste atenção aos seus desvios

Em primeiro lugar, para garantir uma boa revisão é preciso realizar uma leitura atenciosa. Então, se possível, leia mais de uma vez. Durante a leitura, tenha total atenção com a estrutura do texto e com a sua escrita. Observe se há algum desvio morfológico, sintático ou de ordem semântica. Essas estruturas são responsáveis pelo sentido do texto. Tenha o cuidado de evitar ambiguidades que podem confundir o leitor.

Use os conectores discursivos

Um fator linguístico relevante para a compreensão textual são os conectores de discurso. A aplicação correta dos elementos interparágrafos e intraparagrafos é crucial para a coerência e para a fluidez. Portanto, observe se as conjunções coordenadas e subordinadas então bem empregadas.

Evite gírias e marcas de oralidade

O coloquialismo é um grande inimigo do texto dissertativo. Por isso, evite abreviações, regionalismos e gírias. Sempre que você se deparar com essas marcas no texto, as exclua da versão final, pois em concursos e vestibulares, esse é um aspecto que pode diminuir a nota de da redação. Cuidado também com os vícios de linguagem.

Use o dicionário como referência

Ao revisar um texto, tenha sempre um dicionário em mãos. Ali é possível encontrar uma boa variedade de palavras. Além disso, o dicionário ajuda a ampliar o léxico e dá maior credibilidade ao texto. Mesmo que você não tenha um dicionário em casa, isso não será um problema. Há várias opções de dicionários on-line, como o Aulete, por exemplo.

Contrate um revisor profissional

Às vezes, uma leitura atenta não é o suficiente para observar todas as nuances do texto, principalmente daqueles mais técnicos. Nesses casos, uma opção é contratar um revisor ou algum outro profissional da área de Letras, principalmente se o texto for de cunho acadêmico, como um TCC. Além disso, é possível contratar esse serviço on-line.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.