Saiba como escolher o concurso público certo para você!

Ao decidir estudar para um concurso público, é necessário levar vários fatores em consideração antes de escolher qual o concurso público coerente com seu perfil. Devido a todos os pontos positivos destinados a cargos públicos, a maioria dos estudantes se sente motivados a prestar a prova optando, simplesmente, por aquele que oferecer o melhor salário e maiores benefícios. Contudo, são diversos os fatores que devem pesar na balança antes de começar a se dedicar. Está na dúvida sobre qual o concurso público certo para você? Então dá uma olhada nas dicas que separamos e escolha aquele que combina melhor com seu perfil!

  1. Quais as disciplinas cobradas na prova:

O primeiro fator a ser levado em conta ao escolher estudar para determinado concurso público diz respeito às disciplinas que serão cobradas na prova. Antes de tudo, é preciso analisar o grau de dificuldade de cada disciplina e se os assuntos que serão abordados condizem com as áreas de interesse do concurseiro. É preciso analisar quais as disciplinas com maiores pesos – se são de exatas ou de humanas, por exemplo – pois serão essas as mais importantes ao desempenho do cargo, caso o estudante passe. Por fim, é bom prestar atenção se as matérias lhe mantém motivado a prosseguir com o estudo. Se não, você pode estar estudando para o concurso errado para você.

  1. Qual o grau de dificuldade das questões:

Depois de se identificar com as disciplinas cobradas na prova do concurso, o que deve ser pensado pelo concurseiro é o grau de dificuldade das questões. Para pensar nisso, é sempre bom procurar questões e editais de provas anteriores, além de pesquisar bastante sobre a banca organizadora dessas questões. Dependendo do tempo disponível para estudo, é importante estabelecer prioridades: com menos tempo disponível para estudo, é melhor escolher um concurso com menor grau de dificuldade das questões. Ao ter mais tempo de estudar, você pode escolher entre se dedicar a um concurso mais difícil ou não.

Veja também: Como estudar para concursos públicos antes de sair seu edital? Confira!

  1. Tempo disponível para estudo:

Como já mencionamos, a escolha do concurso público também deve se associar intrinsecamente ao tempo que você tem para dispor seus estudos. É importante considerar que, enquanto alguns decidem estudar para concursos de uma hora para outra, há pessoas se preparando para a mesma prova com muito mais tempo de antecedência. A partir daí, é só pensar: qual candidato poderá se sair melhor? Então, quando for escolher seu concurso, não tenha pressa! De preferência, verifique os calendários e procure se preparar para provas com pelo menos seis meses de antecedência. Se, por outro lado, você quiser prestar algum concurso antes disso, então opte por uma prova com menor grau de dificuldade, como já mencionamos. Seja realista e saiba medir todas essas variáveis na balança.

  1. Afinidade com o cargo público:

Por último, mas não menos importante, o concurseiro deve avaliar o grau de afinidade com o cargo público para o qual está concorrendo. Se o estudante obtiver êxito e for aprovado, ocupará uma função por cerca de um terço de um dia inteiro. Se a função a ser exercita não agradar em nenhum aspecto, a frustração será uma consequência inevitável, e nem mesmo o melhor salário do mundo poderá tornar a situação melhor. Por isso, por mais que o salário e os benefícios do cargo devam ser levados em conta, o que mais deve ser levado em consideração na hora da decisão é se o concurseiro conseguiria desempenhar a função com um mínimo de interesse e satisfação. Isso ajudará a tornar seu trabalho e toda sua vida melhor.

Agora que você já conhece as principais dicas para escolher o concurso público certo para você, comece a pesquisar os concursos públicos que serão abertos em 2017 e comece a estudar o quanto antes. Prepare-se para o concurso público que combine melhor com seu perfil e faça uma boa prova!

Comentários estão fechados.