Concursos: Como manter a rotina de estudos ativa

Manter uma rotina de estudos demanda muita organização, além de força de vontade. Com chegada da pandemia do novo coronavírus, então, milhares de pessoas precisaram se virar em casa. 

No caso dos concurseiros, 2020 se tornou uma verdadeira panela de pressão. Muitas dúvidas surgiram sobre os próximos certames, se ainda vale a pena e o que o próximo ano reserva para o serviço público.

Em suma, quem persiste no preparo para concursos públicos, deve ter bem estabelecido, por exemplo:

  • Foco e determinação
  • Disciplina e concentração
  • Materiais necessários 
  • Criar um cronograma de estudos 
  • Resiliência

Realizar o sonho de passar em um concurso público não é tarefa das mais fáceis, porém não é impossível. 

Desse modo, para ajudar nessa meta, selecionamos dicas valiosas válidas para a jornada até a aprovação em concursos, assim como em vestibulares ou no Enem, acompanhe!

Dicas de como manter a rotina de estudos

Adotar bons hábitos no dia-a-dia tornou-se algo fundamental para alcançar a tão sonhada vaga no serviço público. Que tal ver um passo a passo para se tornar um estudante mais dedicado?

Conheça fielmente sua rotina

Para manter uma rotina de estudos produtiva, o concurseiro deverá conhecer muito bem o seu dia-a-dia. Pois, somente sabendo quanto tempo ele tem disponível será possível montar um cronograma fiel de estudos. 

Dessa maneira, acaba sendo importantíssimo que a pessoa saiba quanto tempo ela terá que se dedicar para outras atividades para conseguir selar um horário fiel de estudos. 

Separe um canto para estudar

Ponto crucial para o concurseiro obter sucesso em sua jornada é ter um local adequado para estudo, livre de interrupções e distrações. 

Desse modo, evite estudar em cômodos que tenham eletrônicos atrativos, como videogame, televisão, tablet, celular, etc. Além disso, converse com as pessoas que vivem com você para que respeitem seu horário de estudos.

Crie um cronograma

Para manter a rotina de estudos, não há como não criar um cronograma e segui-lo de forma sistemática. Ele será o responsável por guiar seus horários, assim como o tempo gasto em cada atividade. 

A saber, alguns temas podem ser mais complexos que outros, por isso tem-se a necessidade de separar um tempo maior. 

Desse modo, monte um cronograma que atenda todas as suas tarefas, com horários para estudar matérias que têm geram maior ou menor dificuldade, revisar conteúdos, responder questões, etc.

Pausas são necessárias

O corpo humano não é uma máquina, por isso devemos nos cuidar fisicamente e mentalmente. Nesse sentido, as pausas farão o cérebro absorver de maneira eficaz e clara as informações estudadas.

Quando ficamos imersos por muito tempo em uma atividade só a obtenção dos conteúdos vai perdendo força, portanto, quando achar que está cansado descanse por uns minutos e retome posteriormente.

Alimentação

Manter uma alimentação saudável é fundamental para ajudar o cérebro a funcionar bem e assim conseguir absorver totalmente os conteúdos estudados.

Inclui no cardápio alimentos que não sejam pesados, uma boa dica é a inclusão de frutas, legumes e vegetais nas refeições diárias. 

Não exagerar nas bebidas alcoólicas também é essencial para quem busca ter a disposição 100%.

E então, gostou das dicas? Conte para a gente como está sua rotina de estudos!

Não deixe de ler também – 3 passos para seguir até sua próxima prova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.