Revolução Mexicana: aquilo que você precisa saber!

Revolução Mexicana: um resumo desse acontecimento histórico

A Revolução Mexicana engloba uma série de conflitos de caráter popular. Os mexicanos pediam melhores condições de vida e o fim da concentração de renda.

Dessa maneira, a Revolução Mexicana pode aparecer na sua prova ao lado de demais revoltas populares que fazem parte da História Geral.

Sendo assim, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho em qualquer prova de história.

Revolução Mexicana: Introdução

A Revolução Mexicana foi uma revolta armada que aconteceu em 1910, no México.

O conflito envolveu principalmente camponeses e as camadas mais pobres do México, que lutavam por melhores condições.

Na Revolução Mexicana também estiveram presentes ideais socialistas e anarquistas, que lutava pela reforma agrária, por reformas eleitorais e pela estatização das empresas mexicanas.

Revolução Mexicana: Antecedentes Históricos

O México vivia, até 1910, uma ditadura militar liderada por Porfírio Díaz, que utilizou de fraudes nas eleições para esse propósito.

Porém, a economia mexicana estava em em péssimas condições. A crise de 1907 favoreceu a concentração de renda e o agravamento da condição dos mais pobres.

Além disso, Díaz criou também a chamada Lei dos Baldios, que dava ao governo o direito de tomar os territórios indígenas e vendê-los a latifundiários.

Dessa forma, em 1910, Francisco Madero González, candidato derrotado por Díaz nas eleições, resolve se rebelar contra o governo. Madero promete a reforma agrária e faz um acordo com os revolucionários Emiliano Zapata e Pancho Villa.

Com esse apoio, Madero consegue chegar ao cargo de presidente em 1911.

O problema é que Madero não cumpre com a sua promessa de reforma agrária. Assim, Zapata e Villa rompem com o seu governo e iniciam uma nova ofensiva militar.

Os conservadores, liderados por Victoriano Huerta, também se voltam contra o péssimo governo de Madero. Assim, Huerta lidera um golpe e assassina o presidente.

Porém, Zapata continua com a sua ideia e as suas tropas conseguem destituir Huerta do cargo em 1914. Em 1917 é promulgada uma Constituição que está vigente até hoje.

Posteriormente, Zapata e Villa serão assassinados e as suas mortes fazem com que o poder volte às mãos dos mais ricos.

Revolução Mexicana: Causas

Sendo uma revolução de caráter popular, é de esperar que as causas da revolta estejam ligadas às injustiças sociais e à exploração dos mais pobres.

Como já dito, o México enfrentava uma grande crise que tinha agravado mais ainda a concentração de renda. Por fim, Díaz, em seu governo, aumentou ainda mais as desigualdades sociais.

Revolução Mexicana: Consequências

A principal consequência da Revolução Mexicana foi a promulgação da Constituição de 1917, que concedeu melhores condições de trabalho aos operários e aos camponeses.

Porém, mesmo com a Revolução, muitos mexicanos ainda continuaram a viver em péssimas condições.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.