Redação FGV: entenda sua estrutura e formas de avaliação.

A redação da FGV: tudo o que você precisa saber

A redação do FGV pode ser decisiva para a sua aprovação e consequente ingresso na Fundação Getúlio Vargas.

Assim, é essencial que você domine a estrutura desse texto e os critérios que serão utilizados pela banca avaliadora.

A prova da FGV: Introdução

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) é uma tradicional instituição de ensino no Brasil. Ela é conhecida por ser responsável por concursos relevantes que concentram grandes números de vagas nas esferas federal, municipal e estadual.

Em relação às provas normalmente a banca não tem um modelo padrão, ou seja, o nível pode variar muito dependendo do órgão e da ocasião.

Tendo em vista que a banca utiliza a redação como uma das etapas em suas provas, é de extrema importância conhecer as estruturas textuais e as formas de avaliação dos textos para as provas da banca.

Redação FGV: Estrutura

A redação da FGV é composta por um texto dissertativo-argumentativo que deverá ser desenvolvido entre 20 e 30 linhas em letra legível.

Além disso, os candidatos devem saber interpretar bem as questões, com objetivo de escrever o raciocínio exigido pela banca.

Igualmente, os textos devem apresentar aspectos importantes que estão no critério de avaliação. Os critérios são:

  • Tema e estrutura
  • Articulação e argumentação
  • Correção gramatical e adequação vocabular

Redação FGV: Critérios de Avaliação

Vamos ver, a seguir, quais são os critérios de avaliação utilizados pela banca corretora da FGV.

1 – Estrutura Textual

Abordagem do tema: O candidato deve ser capaz de selecionar argumentos convenientes dentro do perfil esperado. Além disso, ele deve também desenvolver uma boa argumentação.

Progressão Textual: O candidato deve mostrar coesão e coerência entre os parágrafos  do texto por ele redigido. Deve também mostrar uma evolução da argumentação ao longo dos parágrafos.

2 – Gramática

A correção gramatical será considerada sob o aspecto da melhor expressão escrita do ponto de vista comunicativo, ou seja, da adequação à situação.

Por exemplo, o emprego de vocábulos de variação linguística inadequada e o uso de marcas de oralidade podem ocasionar a perda de pontos.

O candidato deve também ser capaz de utilizar a norma culta da língua.

 

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