Redação do Enem: O que é e como fazer a proposta de intervenção

O tipo de texto exigido na redação do Enem é o descritivo-argumentativo. Além disso, além de exigir uma boa argumentação, é característica também a cobrança de uma proposta de intervenção no texto.

Os temas propostos na redação do Enem são assuntos que podem ser encarados como possíveis problemas na sociedade brasileira. Para esses problemas, o candidato deve pensar em soluções. Desse modo, o exame pede que os alunos apresentem uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

A estrutura da redação, então, se compõe por uma introdução, uma metodologia e uma conclusão. Cada parte do texto tem um objetivo específico e é na conclusão que o candidato deve fazer sua intervenção.

Elementos da proposta

A proposta de intervenção consiste na apresentação de uma saída para o problema exposto na introdução, considerando a lógica argumentativa usada no desenvolvimento do texto.

O primeiro passo para criar uma boa proposta de intervenção é apresentar argumentos coerentes com a solução. Além disso, uma proposta de intervenção deve conter cinco elementos indispensáveis. São eles: ação, agente; modo; efeito e detalhamento.

Desse modo, o primeiro elemento consiste na ação concreta que deverá ser realizada para solucionar o problema. Em seguida, a proposta de intervenção deve indicar quem será o responsável pela execução da ação. Aqui cabe apontar, então, órgãos do governo, por exemplo.

Já o modo consiste em como a ação será posta em prática. Nesse sentido, o candidato pode mencionar campanhas, por exemplo. Além disso, é preciso indicar o efeito, ou seja, o que a ação objetiva alcançar.

Por fim, o detalhamento consiste justamente na apresentação e descrição de cada um dos quatro elementos citados. Assim, para detalhar a proposta de intervenção, é preciso responder a estas questões: o quê?, quem?, como? para quê?

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Veja também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.