Redação: Como usar exemplos da Grécia e Roma antigas

Uma das estratégias mais eficientes para construir uma boa redação é se aproveitar de referências históricas. Entre as mais utilizadas e que costumam dar muito certo em várias situações são as que trazem temas da Antiguidade greco-romana.

São duas das sociedades mais antigas da humanidade, consideradas “mães” de muitas áreas do conhecimento estudadas atualmente.

Sendo assim, não poderiam ficar de fora dessa lista de alusões possíveis para se usar na redação do ENEM e de tantas outras avaliações.

Política

A democracia grega e a república romana podem ser citadas em muitos dos temas de redação relacionados à política, principalmente em questões de criações de leis, votações e conceitos de cidadadia.

Cidades da Grécia

Também é possível mesclar pontos sobre a construção da sociedade e organização das cidades independentes, que têm tudo a ver com conceitos oriundos da Grécia Antiga.

Religião

Pode-se tratar sobre religiosidade, partindo de concepções das mitologias greco-romanas e do Império Romano, relembrando perseguições contra cristãos e reviravoltas nessa âmbito.

Filosofia da Grécia

A filosofia grega e seus nomes célebres são outros aspectos que sempre rendem bons contrapontos em redações.

Grécia e a estética

A valorização do corpo e adesão a modificações estéticas já foram temas retratados em alguns vestibulares e pode vir a cair em alguma redação futura. Para enriquecer seu texto, você pode fazer alusão à estética grega e ao conceito do belo, por exemplo.

Violência

Primeiramente podemos citar inúmeras guerras que ocorreram entre essas duas sociedades no período da Antiguidade Clássica.

Mas ainda é possível relacionar essa época à violência urbana atual. Isso por que muitas cidades, como a própria Roma, por exemplo, apresentavam índices gigantescos de violência e caos, também decorrentes da falta de infra-estrutura. Assassinatos e incêndios eram corriqueiros.

Preconceito em Roma

Até o tema “preconceito” pode ser tratado partindo de um olhar romano. Um assunto que você pode trazer, caso a redação solicite, é o conceito de “Bárbaros” determinado pelo Império Romano para classificar povos que não falavam latim.

Êxodo urbano

Pode ser que alguma redação do ENEM ou de qualquer outro vestibular, bem como em possíveis questões dissertativas tratem a respeito da migração entre cidades.

A história do êxodo urbano pelos Bárbaros, que se rebelaram e deixaram a área rural para ocupar as grandes cidades pode ser uma boa analogia.

Relações sociais

Já expusemos anteriormente sobre a organização das cidades, e nesse mesmo sentido, também dá para falar a respeito dos grupos sociais, como patrícios e plebeus.

Além disso, sempre dão “pano para manga” referências aos conceitos de cidadania, quem era considerado cidadão, grupos que eram renegados, entre tantos outros assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.