Química: Matérias que sempre caem no vestibular

Para muitos, estudar química é um verdadeiro “pesadelo”. Sendo assim, se não há como fugir dela, o que resta é buscar meios de facilitar a aprendizagem para ficar craque na matéria.

A seguir você pode conhecer as matérias mais recorrentes nos vestibulares brasileiros. Lembrando que elas também aparecem bastante no Enem e em alguns concursos públicos.

1 – Estequiometria

É um dos segmentos da Química que mais caem em certames. Ele se refere ao estudo de produtos e reagentes químicos e geralmente envolve cálculos cuja resolução é a partir da famosa regra de três. Há várias pegadinhas no Enem e demais provas em questões sobre Estequiometria, portanto, preste atenção nisso!

2 – Termoquímica

Essa parte da Química também é bem frequente no vestibular e Enem. A saber, trata da troca de energia que ocorre a partir de reações químicas, portanto, da absorção / liberação de calor ou eletricidade, por exemplo. Além disso, investiga os tipos de transformações físicas.

3 – Radioatividade

O tema Radioatividade geralmente aparece nas provas por perguntas relacionadas aos principais tipos de radiação, fusão e fissão nuclear, meia-vida de elementos químicos, radioativo.

De modo geral, as questões que abordam esse conteúdo traçam um paralelo com circunstâncias do dia a dia ou então eventos notórios, como o acidente nuclear de Chernobyl, por exemplo.

4 – Funções orgânicas

Funções orgânicas são um ramo da Química orgânica e figurinhas carimbadas em provas de vestibular, do ENEM e concursos públicos. É bacana estudar as principais funções, como os hidrocarbonetos, ácidos carboxílicos e os álcoois.

5 – Equilíbrio químico

Não esqueça de incluir em seus estudos o Equilíbrio químico. A saber, tem relação às reações reversíveis (direta e inversa) que atingem velocidades idênticas e, a partir disso, constância na concentração de reagentes e produtos.

6 – pH

Também estude o quanto puder sobre pH (Potencial Hidrogeniônico). Consiste em um índice que identifica a acidez ou então basicidade de uma solução aquosa. No vestibular ou Enem, as questões referentes a esse assunto normalmente permeiam interpretação, assim como cálculos com suas fórmulas pertinentes.

7 – Soluções

Soluções químicas são sempre muito cobradas em qualquer prova de vestibular. Foque seus estudos nos componentes, como soluto e solvente, concentrações, os diferentes tipos, as fórmulas para citar os principais assuntos.

8 – Isomerias

Fique por dentro do que são isomerias e seus variados tipos: plana, plana de posição, plana de cadeira, espacial, geométrica, ótica e demais classificações. Geralmente as perguntas de isomeria no vestibular pedem interpretação de estruturas, assim como ocorre no Enem.

E então, gostou de saber mais sobre as matérias de Química recorrentes nos vestibulares?

Não deixe de ler também – 10 matérias de Língua Portuguesa para estudar para vestibulares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.