Professor Analisa Edital PRF, com Dicas de Preparação: Geopolítica Brasileira!

A PRF acaba de divulgar o edital de seu concurso público para provimento de 500 vagas divididas entre 17 estados da federação. O certame não foge a regra dos concursos ligados a áreas militares e/ou segurança pública, e mantém na sua grade avaliativa a necessidade dos postulantes a uma das 500 vagas, de se preparar nas áreas de geografia, geopolítica e atualidades.

Analisando Conteúdo…

GEOPOLÍTICA BRASILEIRA:

  • 1 O Brasil político: nação e território. 1.1 Organização do Estado Brasileiro. 1.2 A divisão inter-regional do trabalho e da produção no Brasil. 1.3 A estrutura urbana brasileira e as grandes metrópoles.
  • 2 Distribuição espacial da população no Brasil e movimentos migratórios internos.
  • 3 A evolução da estrutura fundiária e problemas demográficos no campo.
  • 4 Integração entre indústria e estrutura urbana, rede de transportes e setor agrícola no Brasil.
  • 5 Geografia e gestão ambiental. 5.1 Macrodivisão natural do espaço brasileiro: biomas, domínios e ecossistemas. 5.2 Política e gestão ambiental no Brasil.
  • 6 O Brasil e a questão cultural.
  • 7 A integração do Brasil ao processo de internacionalização da economia.
  • 8 O século XX: urbanização da sociedade e cultura de massas.

O conteúdo programático intitulado Geopolítica Brasileira é um dos mais amplos de todo o edital, além do grande número de temas envolvidos, a constante atualização dessa área é outro grande desafio a ser encarado pelos concurseiros. A velocidade e o grande número das transformações que ocorrem a todo o momento em nossa sociedade, exigem dos candidatos um cuidado especial no estudo dessa matéria, na medida em que se torna necessário converter em conhecimento toda essa gama de informação que chega de forma instantânea, através dos recursos tecnológicos mais modernos e também dos grandes veículos de comunicação.

O roteiro de estudo proposto pelo edital envolve 8 temáticas, que se articulam tentando aferir a compreensão do candidato no que se refere ao conhecimento sobre as características atuais e históricas do território brasileiro, nos seus aspectos físicos, políticos, sociais e econômicos. Apesar de o título frisar que se trata especificamente da geopolítica brasileira, é recomendado que os candidatos se aprofundem também nas relações do Estado brasileiro com a economia global, ou seja, reconhecer quem são seus principais parceiros econômicos, potenciais mercados para os produtos brasileiros, os grandes acordos comerciais assinados pelo Brasil, entre outros.

Pensando em contribuir com a aprovação do maior número de pessoas possíveis, iremos nos empenhar na elaboração e comentário de questões voltadas para o certame, serão analisadas também questões de concursos anteriores, dicas e sugestões para facilitar a vida de quem deseja ingressar numa carreira militar e/ou segurança pública. Também apresentaremos algumas discussões sobre o motivo de concursos como o da PRF exigir o domínio de conteúdos relacionados à geopolítica e de que forma esses conhecimentos podem ser úteis no exercício da função de Policial Rodoviário Federal. Fique Atento no Notícias Concursos e SELVA QUESTÕESdic, que em breve teremos mais novidades.

Questões Bônus(certo ou errado?):

Tema: Agricultura 

01 – A região agrícola brasileira conhecida como MATOPIBA engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, destacando-se na produção de soja e outros gêneros agrícolas. A elevada produção agrícola é favorecida por condições edafoclimáticas muito particulares, como solos profundos, clima com duas estações bem definidas, relevo aplainado, entre outros. A Mata Atlântica é um bioma brasileiro que apresenta características do MATOPIBA.

02 – A partir de 2006 o rebanho de caprinos vem aumentando consideravelmente no Brasil. No entanto por serem animais resistentes a seca, os estados do Nordeste concentram as principais criações do país. A maior concentração de caprinos esta na Bahia.

Gabarito:
1 – E
2 – C

Siga página do professor Jorman Santos no Facebook! Não perca suas dicas e questões! Clique Aqui

Se inscreva em nosso canal no YOUTUBE – Clique aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.