Pouco tempo para estudar para seu concurso? Saiba como otimizar sua preparação!

O que fazer se o Edital foi publicado e você não vai ter muito tempo para estudar? Nesse caso, dê atenção aos pontos a seguir e saiba como poderá se preparar em pouco tempo:

Dica n° 1 – Kit de emergência:

Dê atenção às provas anteriores. Faça simulados, busque informações sobre a banca organizadora, o estilo da prova. Organize-se por matérias. Confira em especial as provas mais recentes da organizadora, os professores que elaboram as questões geralmente são os mesmo para todos concursos e tendem a seguir uma “linha de pensamento”. Prepare-se da maneira certa, refazendo as provas e conhecendo seu conteúdo.

Dica n° 2 – Priorize as matérias de estudo

Acesse o Edital da prova e confira quais matérias são melhores pontuadas. Ao se deparar com uma matéria que não tem muita afinidade, dê preferência a estuda-la com afinco. Identifique quais tópicos você já tem conhecimento e quais precisam ser aprimorados e dê atenção a eles. Concentre-se em aumentar seu conhecimento de tópicos específicos e revisar os que têm familiaridade.

Dica n° 3 – Faça revisões

Embora não tenha muito tempo para estudos, você pode memorizar os pontos chaves de cada matéria. Faça cartões com perguntas e respostas da matéria estudada e revise-os diariamente, para que fique bem gravada em sua memória a essência do conteúdo. Crie quadros, recursos visuais e fale em voz alta os tópicos do que está estudando.

Isso ajuda a gravar em outras partes do cérebro a informação e auxilia no processo de retenção da matéria.

Dica n° 4 – Escolhendo o concurso

 Seria interessante escolher um Concurso que você já tenha conhecimento prévio do conteúdo.  Mesmo que você não tenha tempo de se aprofundar muito na matéria, ao menos terá o bônus do conhecimento superficial do tema.

Dica n° 5 – Preparando-se para o dia da prova

Na véspera da prova, não seja irrealista: descanse. Não vai adiantar tirar todo o atraso dos estudos atravessando a madrugada estudando. Faça o seu melhor antes desse dia. Tenha uma boa noite de descanso, se alimente corretamente e distraia a mente. No dia do exame, vá com roupas confortáveis e alimente-se bem.

Como você já estudou previamente o estilo da banca, quando estiver em dúvida sobre alguma questão, tente concentrar-se na lógica do examinador. Não se desespere. Respire fundo e mantenha a calma. E se for provas “estilo Cespe”, Certo ou Errado, avalie bem se vale a pena “chutar”!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.