Plataformas gratuitas para estudar em casa

A pandemia e o isolamento social apresentaram uma nova realidade a muitos estudantes. Com a suspensão das aulas presenciais, a única alternativa foi adaptar a rotina de estudos ao ambiente de casa, principalmente porque a maioria das unidades de ensino passou a ofertar aulas de forma remota.

Assim, sem poder frequentar a sala de aula, muitos se veem diante do desafio de manter um cronograma a distância. O objetivo é reduzir o impacto da estagnação quando as atividades voltarem ao normal. Foi também nesse sentido que muitas instituições recorreram às aulas remotas para não abrir mão do ano letivo.

Por isso, selecionamos algumas ferramentas gratuitas que vão ajudar a não perder o ritmo de estudo enquanto as aulas não retornam presencialmente. Confira abaixo!

Google Classroom

Em primeiro lugar, apresentamos o Google Classroom. Como o nome já indica, esta plataforma foi desenvolvida pelo Google para funcionar como uma sala de aula on-line. Assim, por meio dela o docente pode criar turmas e compartilhar atividades e conteúdos. Também é possível que o estudante tire dúvidas diretamente com o professor. E tudo isso sem sair de casa!

Plataformas Escolares

Após a suspensão das atividades, muitas instituições desenvolveram ferramentas próprias para continuar dando suporte a seus alunos. Caso não tenha esse recurso a disposição, é possível encontrar centenas de outros sites on-line que oferecem apoio para organizar os estudos.

Google Drive

Apesar de não ter sido criado com esta finalidade, o Drive pode ser um ótimo aliado do ensino remoto. Além de ser gratuita, a plataforma permite que o usuário armazene arquivos de variados formatos. É possível também editar documentos e compartilhar diversos tipos de materiais com outras pessoas. O Drive é uma excelente opção para aqueles que desejam economizar espaço de memória no computador, visto que os dados ficam na nuvem.

WhatsApp

Aplicativo muito conhecido dos brasileiros, o WhatsApp é também uma ótima alternativa de suporte. Com esse app é possível criar grupos, compartilhar materiais de estudo, fazer chamadas de vídeo coletivas e tirar dúvidas on-line. No entanto, é preciso ter mais atenção ao seu uso com a finalidade de estudo. Isso porque o app pode ser uma grande fonte de distração para os estudos.

YouTube

Por fim, trazemos o YouTube. Nesse site é possível encontrar um enorme acervo de videoaulas sobre as mais variadas áreas do saber. Além disso, o professor pode publicar seus conteúdos para que o aluno assista onde estiver. No site, há opção de restringir as pessoas que podem ter acesso ao material ou publicar para todos, de forma aberta.

Gostou das dicas para estudar em casa? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Confira três dicas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.