Persas, Fenícios e Assírios: essas civilizações estarão na prova no ENEM!

Persas, Fenícios e Assírios: tudo o que você precisa saber sobre essas três grandes civilizações

Os persas, os fenícios e os assírios constituíram três grandes civilizações que deixaram um legado muito importante para a humanidade.

Dessa maneira, os seus feitos e as suas ideias aparecem com uma certa frequência nas provas, mas especialmente naquela do ENEM.

Assim, é fundamental dominar as principais características de cada civilização para garantir um bom desempenho na prova de ciências humanas.

Os Persas

Uma das civilizações mais importantes da Antiguidade foi aquela dos Persas. Eles consolidaram seus territórios onde hoje atualmente é o Irã.

Os Persas conquistaram diversos territórios ao longo dos anos. Entre as principais conquistas territoriais desse povo, podemos citar: Babilônia, Egito, Palestina, Fenícia, Síria, Reinos da Lídia e Ásia Menor em suas regiões gregas.

A economia era mantida por atividades de agropecuária, mineração e artesanato. Além disso, os persas também cobravam impostos dos povos conquistados.

Porém, os povos que eram por eles conquistados poderiam manter seus costumes e seu idioma, um grande avanço para a época.

Além disso, os tapetes realizados por esse povo são uma grande marca de sua cultura até os dias de hoje.

Quanto à religião, os persas praticavam o zoroastrismo, acreditando que existia uma dualidade entre as divindades: uma delas representaria o bem e a outra representaria o mal.

Os Fenícios

No norte da Palestina viviam os fenícios. Atualmente, o território corresponde ao que conhecemos como Síria, Israel e Líbano.

É importante destacar (já que é esse aspecto, principalmente, que aparece em provas), que os fenícios ficaram conhecidos como grandes e talentosos mercadores marítimos.

Além disso, a civilização fenícia contribuiu muito para o desenvolvimento da Astronomia.

A religião do Povo Fenício era de caráter politeísta. Dessa forma, três deuses, principalmente, eram cultuados: El (o deus máximo), Asherah (deusa-mãe) e Baal (deus das tempestades e montanhas).

Os fenícios são os responsáveis pela criação do vidro transparente. Isso porque, o artesanato era uma grande fonte de renda, assim como a agricultura, pesca e comércio marítimo.

O alfabeto como conhecemos atualmente tem origem dos fenícios. A civilização criou um alfabeto com representação de fonemas, composto por 22 consoantes, para auxiliar as suas atividades comerciais e contabilidade.

Os Assírios

Os assírios viviam no norte da Mesopotâmia. Seu povo era semita e começou a constituir o império logo após a queda do Império Acadiano.

Os assírios eram conhecidos por sua crueldade e inexistente piedade. Eram povos guerreiros e construíram uma tecnologia militar de destaque.

Principalmente, a civilização dos assírios foi a primeira a fazer uso do ferro, cobre e estanho para construir suas poderosas armas.

Além disso, os assírios eram politeístas, cultuando deuses que representavam o sol e os planetas. Isso demonstra também que eles possuíam um conhecimento básico de astronomia.

A economia assíria era majoritariamente baseada nos tributos dos povos conquistados. Eles também acumulavam muitas riquezas com os saques que faziam em diversas tribos.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.