Pós-pandemia: Como professores vão se adaptar ao EAD

Boa parcela dos educadores têm migrado para a modalidade a distância por conta da quarentena

O aumento das aulas EAD por conta da quarentena tem gerado uma migração repentina de professores. Muitos têm se adaptado à nova rotina gravando aulas e produzindo conteúdos para entregar à distância para seus alunos.

De acordo com a Unesco, 5 bilhão de alunos, entre crianças e jovens, estavam afastados de suas atividades escolares presencialmente no mês de março. Esse dado já nos indica o número estrondoso referente a professores encontrando um jeito de fazer suas aulas chegarem aos estudantes.

Daqui para a frente, especula-se que essa metodologia apresente um boom contínuo e permanente. Pode ser um dos efeitos do que tem sido chamado de “novo normal” pós-pandemia do novo coronavírus.

Portanto, é comum que educadores tenham dúvidas sobre como pode ser essa forma diferente de lecionar. Afinal, a maneira de contato com seus ‘pupilos’ mudará bastante.

Ideias que podem ajudar professores EAD

Selecionamos algumas sugestões que podem ser benéficas para professores que estiverem enfrentando esse processo.

Dicas com colegas de profissão já adaptados

Como o ensino a distância não é algo novo no mundo e nem no Brasil, certamente você já deve conhecer professores que estejam familiarizados com a metodologia.

Deixe o orgulho de lado para pedir dicas sobre melhores ferramentas, abordagens, materiais que podem ser criados, cronogramas, bem como demais processos envolvidos. Ou seja, tire todas as suas dúvidas.

Aprenda o que for acrescentar valor ao trabalho

Migrar para um outro estilo de trabalho demanda novos aprendizados. Principalmente relacionados a tecnologias.

Atualmente o que não faltam são cursos online para ensinar sobre diversos temas referentes à educação, assim como a ferramentas úteis para produção de conteúdo, criação de roteiros e edição de vídeos, entre tantos outros assuntos.

Seja perseverante, pois é um trabalho que gera imprevistos

Trabalhar remotamente e online significa passar por imprevistos. Pode ser que os alunos não recebam o seu conteúdo por algum motivo ou que o formato do vídeo esteja incorreto.

Você pode ter gravações apagadas por algum erro, sofrer com conexão de internet ruim, quedas de energia, entre tantos outros fatores que prejudicam o andamento das aulas. A dica para os professores iniciantes é perseverar e buscas alternativas.

Procure inovar os métodos de ensinar

Muitas vezes as aulas EAD estagnam apesar de serem tecnológicas e haver diversos recursos. Sendo assim, não deixe de procurar novidades para incluir em sua programação, mudar a linguagem, a abordagem de certos temas, visando sempre interagir com os alunos de forma mais dinâmica.

Assim que você já estiver craque no ramo, não deixe de compartilhar o que sabe com os colegas!

Leia também um artigo sobre os desafios que serão enfrentados pelo Brasil no que se refere ao EAD no pós-pandemia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.