Palestina: 4 tópicos importantes para estudar agora mesmo

A Palestina é constantemente retratada em vestibulares e no ENEM. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre esse assunto. Preparamos um resumo que pode te ajudar muito nas provas!

O que é a Palestina?

A Palestina é uma área geográfica localizada no Oriente Médio entre o Mediterrâneo, Rio Jordão e o Mar Morto. Ou seja, tem uma planície litorânea e uma extensa faixa de colinas.

Até o ano de 1948 todo esse território pertencia a Palestina, porém hoje encontra-se dividida em três regiões: Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia.

A Palestina também tem uma intensa relação com o seu povo, formada por uma etnia miscigenada composta por filisteus, cananeus e a grande maioria árabe. Por isso é o idioma principal da região.

Conflito Israel x Palestina

A Palestina está situada em uma das regiões de intensos conflitos no mundo. Isso porque há uma questão histórica que envolve palestinos e judeus.

O povo judeu, a saber, a consideram “Terra Prometida” que é um local sagrada para religião judaica. Além disso, os judeus ocuparam a região há mais de quatro milênios.

No final do século XIX o escritor judeu Theodor Herzl cria o movimento sionista que buscava a volta da busca pela “Terra Prometida”. Com isso, foi iniciado um processo de migração de judeus para Palestina.

Primeira e Segunda Guerra Mundial

A Primeira Guerra aconteceu entre 1914 e 1918, e os Turcos saíram dela derrotados. E isso fez com que o controle da Palestina ficasse com a Inglaterra.

Os ingleses chegaram a cogitar a criação de um Estado judeu na região, o que acirrou a tensão entre diversas etnias locais.

Foi na Segunda Guerra Mundial entre 1939 e 1945 que houve uma grande migração de judeus para região da Palestina. E isso gerou uma grande importância diplomática, principalmente após o terrível Holocausto, quando o povo sofreu na mão dos nazistas.

E em decorrência disso em 1947 a ONU – Organização das Nações Unidas concebeu a partilha da Palestina, após diversos acordos com o Reino Unido, EUA e URSS.

Os judeus, então, ficaram com 57% do território e os árabes, maioria na região, ficaram com 43%. Já Jerusalém, terra sagrada para ambas religiões ficou sob tutela da ONU e no ano seguinte foi fundado o Estado de Israel.

Contudo, isso não agradou em nada o povo árabe, que não demorou para começar a atacar Israel. O conflito ficou conhecido como Primeira Guerra Árabe-Israelense. Contou com a participação do Egito, Jordânia, Líbano e Síria, todos derrotados por Israel que detinha apoio militar dos Estados Unidos.

Após uma trégua, Israel passou a ocupar outras áreas palestinas, promovendo uma nova divisão. Com isso, a Cisjordânia incorporou-se à Jordânia, a Faixa de Gaza ao Egito, assim como Galileia, Colinas de Golã e outras áreas ao Estado de Israel.

Palestina atualmente

A Palestina nada mais é que uma nação sem território que enfraqueceu com o passar dos anos devido os fortes conflitos e a migração do seu povo para países vizinho.

Já na contramão Israel ganhou força militar e política, principalmente depois de ganhar conflitos estratégicos como as guerras do Suez em 1956, A guerra dos Seis Dias em 1967 e a guerra de Yom Kippur em 1973.

Em decorrência deste cenário totalmente desfavorável, grupos extremistas nasceram na palestina. Pode-se citar, por exemplo, o OLP – Organização para a Libertação da Palestina criado 1964 e liderado por Al Fatah de Yasser Arafat e anos depois a criação do Hamas em 1987.

O Hamas ganhou muita força e sua divisão ocorre em três frentes principais:

  • Partido político
  • Resistência armada
  • Organização filantrópica pelo direito dos palestinos

Porém, alguns países consideram o Hamas uma instituição terrorista.

Em 2012 alguns avanços aconteceram com a inserção do Estado Palestino como um membro observador da ONU. O que resultou no reconhecimento da Palestina por parte de diversos países.

Porém, ainda existe uma grande oposição por causa de Israel e os EUA. Além do domínio de Jerusalém, bem como os recursos naturais dominados pelos judeus na região.

E então, gostou de conhecer mais sobre o contexto social e político que envolve a Palestina? Não deixe de se aprofundar em temas como esse para se dar bem na prova de atualidades e história.

Leia também:

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/historia-estado-islamico/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.