Os 7 Estilos de Aprendizado! Você Conhece o Seu?

Cada pessoa tem um estilo de aprendizagem que a beneficia mais. É importante saber que existem diferentes estilos de aprendizado e que cada pessoa consegue reter melhor as informações aprendendo de maneiras diferentes. Não há resposta certa ou errada para qual estilo de aprendizagem é melhor para você, mas entender qual seu estilo dominante pode ajudá-lo a planejar melhor sua rotina de estudos.  Confira abaixo os sete estilos de aprendizado e algumas dicas para turbinar seus estudos:

Visual (Espacial)

Neste tipo de aprendizado, a pessoa absorve melhor as informações que são apresentadas em forma de imagens e quando compreensão espacial é utilizada. Se você é um aprendiz visual, utilize várias fotos, figuras, gráficos e diagramas nos seus estudos. Quanto mais colorido, melhor será a absorção do conteúdo. Abuse de layouts e organização espacial em suas anotações e mapas mentais. Substitua palavras importantes por figuras e use cores para destacar as coisas mais importantes nos textos.

Auditivo (Musical)

O aprendiz musical aprende melhor através de música e sons. Neste caso, você pode abusar de sons, rimas e músicas para ajudar nos estudos. Uma boa dica é usar gravações de som para fornecer um plano de fundo e ajudá-lo a visualizar o conteúdo. Aproveite rimas e ritmos, criando jingles para memorizar coisas importantes.  Existe opções de cursos já nessa modalidade ou ferramentas de conversão de textos em áudio.

 Verbal (Linguístico)

Este tipo de aprendiz prefere utilizar as palavras, tanto na fala quanto na escrita, portanto suas melhores técnicas de aprendizado são aquelas baseadas em palavras. Para memorizar informações importantes, a dica é anotar tudo em pequenos resumos e depois ler em voz alta. Você pode também gravar um áudio dos resumos e usar depois para revisões.

Físico (Cinestésico)

No aprendizado cinestésico, o estudante prefere usar o corpo, as mãos e o tato. Para um estudo mais efetivo, este aprendiz pode focar em exercícios, nas sensações que os assuntos estudados o fazem sentir e em objetos físicos que se relacionam com o conteúdo. Uma dica é ter em mente que escrever e desenhar diagramas são atividades físicas.

Lógico (Matemático)

Neste caso, o aprendiz prefere a lógica e o raciocínio, procurando entender as razões por trás dos conteúdos estudados. Algumas técnicas que podem ser utilizadas neste caso são a criação de listas com os pontos chave dos assuntos e de procedimentos.

Social (Interpessoal)

O aprendiz social prefere aprender em grupos, com a ajuda de outras pessoas. É essencial para este aprendiz estudar em grupos, compartilhando aprendizados e dúvidas. Se você sente esta necessidade de compartilhar, mas não participa de um grupo de estudos, você pode tentar explicar as coisas que você precisa memorizar para familiares ou amigos.

Solitário (Intrapessoal)

Ao contrário do aprendiz social, o aprendiz solitário prefere trabalhar sozinho e estudar por conta própria. Neste caso, para não perder a motivação, é muito importante criar interesse pessoal em seus tópicos e alinhar suas metas e objetivos com suas crenças e valores pessoais.

 

E aí, se identificou com algum estilo? Lembrando que você pode se identificar com vários estilos ao mesmo tempo, mas pode ser que tenha algum estilo dominante. Se você ainda está na dúvida, existem diversos testes disponíveis online que podem te ajudar. Uma vez que você consiga identificar qual o seu tipo de aprendizado, ficará mais fácil determinar onde, quando e como você deve estudar e muitos outros fatores importantes, como o que pode te ajudar a estudar e o que pode te distrair.

Confira Mais Dicas Imperdíveis: Clique Aqui

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.