O Nacionalismo: tudo aquilo que você precisa saber!

O Nacionalismo: entenda tudo sobre esse assunto tão importante!

O Nacionalismo é um conceito muito importante para a História, a Geografia e a Sociologia. Dessa maneira, ele é extremamente cobrado nas provas nacionais, especialmente naquela do ENEM.

Assim, é essencial que você entenda todos os tópicos dentro desse assunto para garantir um bom desempenho nas suas provas.

Nacionalismo: definição

Nacionalismo é um termo que surgiu na Europa, no século XIX, após a queda de Napoleão Bonaparte.

Nesse período, o Nacionalismo surge como uma ideologia que pretendia fortalecer características peculiares de cada país.

O termo nacionalismo é utilizado para expressar o sentimento e o orgulho de um indivíduo em pertencer à aquela nação, geralmente ocasionado por semelhança cultural ou histórica.

Também é considerado um movimento político, no qual as características particulares de uma nação são valorizadas.

Estado x Nação

Para discutir sobre Nacionalismo é de grande relevância entender a diferença entre Estado e Nação.

Estado é a pessoa jurídica formada por um conjunto de indivíduos (sociedade), que vivem em um território subordinado à uma autoridade maior.

Dessa maneira, o Estado se refere aos poderes administrativos e políticos de uma nação.

O conceito de Nação, por sua vez, se refere ao grupo de pessoas com laços históricos, culturais e étnicos unidos por uma tradição em comum.

O Estado pode agrupar várias nações essas pode ser divididas em diversos Estados.

Significados de Nacionalismo

O nacionalismo pode ser entendido de dois pontos de vista: como uma ideologia e como uma ação política.

Enquanto ideologia, sua definição está ligada com a identidade nacional, especificamente com a etnia, com laços culturais e com a língua.

Essa visão foi fundamental para consolidar, por exemplo, a Unificação Alemã e Italiana, já que em ambas o território era constituído por pequenos estados independentes, mas unidos por uma ideologia do passado nacionalista.

Enquanto ação política, por sua vez, o nacionalismo envolve o poder soberano em questões de autodeterminação. Ele pode involver também assuntos nacionais e internacionais.

Nacionalismo no Brasil

No Brasil, o nacionalismo foi bastante usado por alguns governos, por artistas e por intelectuais a fim de explicar determinadas atitudes.

Um exemplo disso ocorreu no Brasil República, quando os governantes passaram a utilizar do Nacionalismo para construir uma imagem de um país moderno e que precisava ficar livre da monarquia.

Dessa maneira, eles pretendiam justificar o Golpe que estavam elaborando para destituir D. Pedro II.

Outro exemplo do uso do Nacionalismo no Brasil ocorreu entre os anos de 1937 e 1945, durante o Estado Novo de Vargas.

Nessa época, o Nacionalismo teve grande importância para a construção de uma ideologia que permitisse e apoiasse a elaboração de grandes obras como a Petrobras e a Companhia Siderúrgica Nacional.

Adiante, entre os anos 1964 a 1985, a ditadura militar fez também uso do Nacionalismo, de forma autoritária. Os militares usavam essa ideologia com o auxílio de vários slogans. Um bom exemplo é  “ Brasil ame-o ou deixe-o”.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.