O método de estudo perfeito para cada personalidade

Você sabia que o seu jeito de ser pode ajudar a escolher a melhor forma de estudar? Leia mais!

É essencial experimentar diferentes métodos de estudo, mas esse processo costuma significar muito tempo perdido.

Em vez de usar tentativa e erro, por que não avaliar sua personalidade para descobrir as informações de que você precisa para estudar com mais eficácia?

Deixe o seu jeito de ser te guiar para encontrar o método de estudo perfeito para você.

Introvertido x extrovertido

Você é a vida da festa ou fica mais feliz passando a noite em casa? Como você prefere gastar seu tempo pode oferecer uma visão quando se trata de encontrar o método de estudo certo.

Se você for extrovertido, pode se dar melhor em grupos de estudo ou trabalhando individualmente com outro aluno ou professor para receber a interação humana de que precisa para prosperar. Quando o estudo em grupo não é uma opção, ler em voz alta ou simplesmente estar em um local público pode fazer os extrovertidos se sentirem mais à vontade e receptivos a novas informações.

Para os introvertidos, o estudo independente provavelmente será mais confortável, embora o estudo em grupo com um coletivo coeso também possa funcionar. Os introvertidos geralmente estudam melhor em lugares tranquilos, então se sua casa não for um ótimo ambiente, uma biblioteca é o ideal. Uma vez que os introvertidos geralmente aprendem melhor com a reflexão interna, criar mapas mentais ou responder a perguntas dissertativas de alto nível pode ajudar a conectar conceitos.

Razão x sentimento

Pensar sobre o que o motiva e inspira também pode ser a chave para analisar de forma mais eficaz diferentes métodos de estudo.

Se você é fortemente influenciado por fatos sobre emoções, provavelmente achará as matérias do vestibular mais fáceis de digerir do que alguns de seus colegas. Com isso em mente, você deve estruturar seu estudo para lidar com informações concretas. A criação de diagramas e contornos ou a preparação de um lote de cartões de memória – flashcards – permitirá que você se concentre onde você se destaca.

No entanto, se você for guiado mais pela intuição, provavelmente encontrará fatos concretos menos estimulantes, porque deseja saber o “por quê” subjacente. Fazer perguntas é uma técnica eficaz para a compreensão do material, pois atende à curiosidade natural que pode ajudá-lo a estudar com mais eficácia. Durante as sessões de estudo ou palestras, escreva as perguntas e reserve um tempo para encontrar as respostas mais tarde.

Quadro geral x detalhes

Determinar se você é orientado para os detalhes ou um grande pensador informará suas escolhas de diferentes métodos de estudo que o envolvem, ao mesmo tempo em que se certifica de que entende as informações. Para as pessoas que têm uma visão geral, envolver-se nos detalhes pode parecer entediante, então pode ser benéfico dividir conceitos grandes em pedaços menores. Delinear é uma ótima maneira de identificar as subpartes de grandes conceitos e focar no que você precisa saber.

Para alunos que se apegam aos detalhes, incorporar esses pormenores em uma ideia mais ampla pode ser um desafio. Entretanto, adotar um método de página dividida para fazer anotações pode ajudar.

**Para usar essa abordagem, dobre seu papel ao meio no sentido do comprimento e faça anotações de um lado. Então use o que você escreveu para fazer um segundo conjunto de anotações do outro lado. Este processo o ajudará a destilar informações, encontrar lacunas de conhecimento e consolidar o assunto em conceitos em larga escala.

Não importa sua personalidade, um ou mais desses diferentes tipos de estudo provavelmente funcionarão para você.

Não perca tempo lutando com um método que não parece intuitivo apenas porque funciona para outra pessoa.

Em vez disso, concentre-se em sua própria personalidade para determinar as técnicas que o ajudam a se envolver e se destacar. Lembrando que vale para qualquer meta: Enem, concurso, vestibular, etc.

Leia também – Métodos de estudo que funcionam sempre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.