O Integralismo Brasileiro: um resumo para as provas!

Integralismo Brasileiro: tudo o que você precisa saber!

O Integralismo brasileiro foi um movimento ideológico que possuiu muita força em meados de 1930. O grupo era fortemente influenciado pelo Fascismo e pelo Nazismo.

Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características desse movimento, já que ele pode aparecer em uma série de questões de história e sociologia dos vestibulares, ao lado de assuntos como Nazismo, Era Vargas e Fascismo.

Integralismo Brasileiro: Introdução

O integralismo brasileiro teve muita importância e influência na década de 1930 durante o mandato de Getúlio Vargas.

A ideologia possuía como base ideais nacionalistas e autoritários.

Integralismo Brasileiro: Definição

O integralismo brasileiro foi um movimento político com características nacionalistas e fascistas. A ideologia foi desenvolvida em 1932 pela pela Sociedade de Estudos Políticos.

Seu líder era Plínio Salgado, jornalista que ficou famoso pela sua participação na Semana de Arte Moderna de 1922.

O movimento adotou ideias semelhantes àquelas do fascismo italiano e do nazismo alemão. Porém, o integralismo discordava dos ideais racistas praticados contra os judeus.

Igualmente, Plínio era a favor do nacionalismo, do patriotismo, da democracia, da civilização cristã, do espiritualismo e da democracia orgânica corporativa.

Essa última seria uma espécie de organização política e administrativa na qual o exercício dos direitos individuais seria feito por instituições como a família, municípios, sindicatos, universidades e partidos políticos.

Integralismo Brasileiro: Objetivos

O movimento buscava a integração da sociedade brasileira em uma sociedade com um Estado forte de base. Assim, com a sociedade integrada, o Brasil poderia se fortalecer.

Mais uma vez, podemos observar as influências do nazifascismo na ideologia, já que os dois movimentos também pregavam a presença de um Estado totalitário e forte.

Além disso, o slogan dos integralistas era “Anauê” que em tupi-guarani significa “você é meu irmão”. Esse aspecto também reforçava o objetivo de integrar a sociedade.

Integralismo Brasileiro: Ascensão e queda

Na década de 1930, o movimento integralista no Brasil chegou contar com um grande número de participantes: algo entre 600 mil e 1 milhão.

Mas, durante a ditadura do Estado Novo, Vargas fez dura repressão tanto aos Integralistas quanto aos Comunistas. Esse ato fazia parte da ação de Getúlio de acabar com todos os partidos políticos.

Após essa derrota no fim da década de 30, o movimento integralista brasileiro jamais conseguiu reunir tantos seguidores como naquela época.

Atualmente, o grupo persiste com o nome de Frente Integralista Brasileira mas não conta com grande relevância social.

Integralismo Brasileiro: Atualidade

Em 2019, na véspera de Natal, a sede da produtora do canal de humor Porta dos Fundos foi atacada por um grupo de pessoas.

O grupo chamado “Comando de Insurgência Popular Nacionalista da Família Integralista Brasileira” assumiu o ataque.

Entretanto, a Frente Integralista Brasileira publicou uma nota negando a participação e afirmando que o grupo não era parte de seu movimento.

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.