O Fim da URSS: um resumo para o ENEM!

O Fim da URSS: entenda de uma vez esse acontecimento!

A dissolução da União Soviética foi um acontecimento extremamente importante que desencadeou diversas consequências em todo o mundo.

Dessa forma, esse assunto é extremamente cobrado pelas principais provas do país. Especialmente, ele aparece com frequência nas segundas fases de vestibulares.

E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre esse assunto para garantir um bom desempenho nas provas de história.

O Fim da URSS: Introdução

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, também conhecida pela abreviação URSS, se dissolveu no ano de 1991.

Esse acontecimento é de extrema importância pois ele também ocasionou o fim da Guerra Fria, ou seja, o conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética.

No início dos anos 90, a URSS não tinha mais condições de acompanhar os avanços das tecnologias do Ocidente, produzidas principalmente pelos Estados Unidos.

Além disso, a economia soviética sofreu graves crises, não conseguindo manter um alto nível de vida para a sua população.

O Fim da URSS: As principais causas

Vamos, então, entender quais foram as principais causas da dissolução da União Soviética.

O primeiro fator é aquele econômico. O modelo soviética já não conseguia mais dar para a sua população um nível de vida adequado. Além disso, com a diminuição da produção, as pessoas eram obrigadas a enfrentar uma escassez de bens essenciais nos mercados.

O governo central da União Soviética era também muito criticado. Isso porque, os governantes eram acusados de acumular uma série de poderes e benefícios enquanto a população vivia em condições ruins.

Igualmente, é importante lembrar que a União Soviética não era composta somente pela Rússia: ela era uma união de diversos países.

Porém, países como Tchecoslováquia, Hungria, Bulgária, Polônia e Romênia passaram a se manifestar exigindo mudanças, democracia e o fim da dominação soviética.

Nos anos 80, vários movimentos separatistas foram criados, além da ascensão de ideais nacionalistas e patriotas nas repúblicas soviéticas.

Fim da União Soviética: consequências nacionais e internacionais

A dissolução da URSS trouxe uma série de consequências para todo o mundo.

A principal delas é o fim da Guerra Fria e o consequente predomínio dos Estados Unidos como portadores de uma ideologia única.

Além disso, inúmeros conflitos territoriais entre as ex-repúblicas soviéticas foram desencadeados, gerando diversas guerras, principalmente no leste europeu.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.