O Congresso de Viena: tudo o que você precisa saber

Congresso de Viena: um resumo para as suas provas

Você sabe a importância do Congresso de Viena?

O evento é extremamente relevante. Isso porque, ele definiu os rumos do continente europeu no século XX.

Dessa forma, o Congresso de Viena aparece com frequência nas provas, principalmente naquelas de primeira fase ou na prova do ENEM.

Congresso de Viena: definição

O Congresso de Viena aconteceu no ano de 1815 e foi responsável por reorganizar o continente europeu após o fim das guerras napoleônicas.

Além disso, o Congresso também possui extrema importância pois impediu grandes conflitos no continente até a Primeira Guerra Mundial, que se iniciou em 1914.

Os principais países da Europa participaram da reunião e das decisões nela tomada por meio de seus líderes.

Congresso de Viena: antecedentes históricos

O Congresso de Viena foi ocasionado por uma série de antecedentes.

Por exemplo, Oo governos da Áustria, Prússia, Rússia e Grã-Bretanha assinaram o Tratado de Chaumont em março de 1814, logo após a derrota de Napoleão Bonaparte. Esse tratado estabelecia que todos os países que o assinassem deveriam enviar um representante para um encontro importante que estaria sendo organizado em Viena.

Ainda em 2014, Napoleão é exilado na Ilha de Elba, pertencente a Itália e, devido a isso, outros países irão aderir ao tratado, como França, Suécia, Portugal e Espanha.

Porém, Napoleão ainda consegue escapar do exílio e tenta derrotar os seus inimigos na Batalha de Waterloo, em 1815. No entanto, ele perde a batalha e é preso pelos ingleses.

Congresso de Viena: objetivos

O Congresso de Viena foi elaborado pelos países europeus com o objetivo principal de acabar com os vestígios da Revolução Francesa e também da Era Napoleônica, época de muito poder para a França.

Além disso, o Congresso queria também reformular as fronteiras de alguns países europeus. Isso porque, essas haviam sido modificadas por Napoleão em suas diversas campanhas de expansão.

O Congresso optou também por restaurar a família Bourbon na França, na Espanha e no Reino de Nápoles, na Itália.

Da mesma maneira, foram debatidos temas como a abolição do tráfico de escravos e do uso da mão de obra também dos escravos nas colônias da América. Foi decidido que o tráfico era incompatível com o pensamento europeu e, dessa forma, ele foi condenado.

Esta decisão vai impactar diretamente o Brasil, já que a principal mão de obra do país era aquela escrava. É a partir desse ponto que leis que restrigem o tráfico de escravos vão ser outorga

A partir daí serão publicadas as primeiras leis restringindo o tráfico de escravos no Atlântico.

Além disso, a França acabou sendo, de certa forma, isolada, como forma de evitar novas guerras no continente.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.