Naturalismo: entenda tudo sobre esse movimento literário!

Naturalismo: tudo o que você precisa saber

O Naturalismo é um importante movimento literário. Ele é muito conhecido por aparecer em diversas questões da prova de Linguagens do ENEM.

Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características que envolvem esse assunto para garantir um bom desempenho na sua prova.

Naturalismo: Definição

O Naturalismo foi um estilo literário e estético que surgiu no século XIX, na França.

Para muitos, esse movimento pode ser compreendido como uma corrente mais extremista do realismo, visto que os autores desta época realizavam um retrato bastante confiável de suas realidades.

Os seguidores do movimento desenvolveram um estilo objetivo com uma espécie de retorno à natureza. Dessa forma, os autores deixavam em evidência o lado mais animal do homem, principalmente quanto à descrições sobre hereditariedade e doenças.

Naturalismo: Características

Como já dito, uma das principais características observadas nesse estilo literário é a ênfase do lado mais animal do homem.

Esse aspecto aparece nos textos naturalistas por meio do uso do instinto, da fome e da sexualidade. Além disso, as patologias sociais também se destacam, com a abordagem de temas como vícios, doenças, adultério e incesto.

Também é predominante a impessoalidade, a objetividade e a descrição.

Além disso, a classe mais pobre é muitas vezes protagonista das obras, que fazem uso do determinismo para justificar a teoria de que o homem é fruto de seu meio.

Outra característica que se destaca é o cientificismo, onde têm-se o homem como um produto das leis naturais. As obras também eram uma forma do autor proferir críticas quanto ao sistema de desigualdade e a miséria.

Naturalismo: Principais obras e autores

Na Europa, um autor de destaque dentro do movimento naturalista é o francês Émile Zola, com as obras “O Romance Experimental” e “Germinal”.

O Naturalismo no Brasil também foi marcado por importantes produções. Dentre elas, podemos destacar  “O Mulato” e “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo.

Além disso, o autor Adolfo Caminha também se destacou no movimento com a obra “Bom-Crioulo”. Igualmente, Raul Pompeia ficou conhecido por sua obra “O Ateneu”.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.