Mudar de faculdade: 3 pontos para pensar antes de agir

Às vezes a faculdade na qual estudamos não nos preenche por completo. Pode ser pela grade do curso, pelo conteúdo que não encanta, pela estrutura que não combina com seu estilo ou então pelo valor altíssimo, que faz com que você se endivide por completo.

De qualquer modo pode acontecer de você precisar mudar de faculdade. Entretanto, antes de tomar a decisão, há fatores importantes para levar em consideração. Confira três deles!

1 – Não haja por impulso, pense bem

O próprio título deste artigo já te incentiva a pensar em três pontos principais. O primeiro é exatamente não agir por impulso, o que acontece com muitos estudantes, principalmente os mais jovens.

Desse modo, pense antes de tomar a decisão de mudar de faculdade. Juntamente, coloque no papel todos os pontos negativos e positivos que essa instituição lhe apresenta. Entenda realmente o que está lhe causando incômodo.

2. Saiba se o problema é você, a faculdade ou o curso

Logo após por tudo no papel, analise e descubra onde está o problema.

É você que não gosta do fato de fazer uma graduação? Não há problemas nisso, afinal, há diversos outros caminhos para obter sucesso e ser feliz com uma profissão.

Você também pode gostar:

Você não está gostado do seu curso? Bom, nesse caso você pode ponderar outras carreiras, algo bastante comum de acontecer. Há quem se desencante com uma área e se encontre em outra completamente diferente.

Além disso, não deixe de cogitar se é a faculdade que não cumpre com os seus requisitos.

3. Veja a possibilidade de uma transferência interna

Muitas faculdades oferecem a possibilidade de você mudar de curso dentro da própria instituição de ensino. Nesse sentido, não vá largando tudo sem antes conferir essa alternativa. Pode ser uma ideia bacana, pois evita transtornos de pedido de transferência, uma nova taxa de matrícula, etc.

Afinal, se o problema não está na faculdade, e você até gosta dela, já tem os seus amigos, se adaptou à estrutura e com tudo que tem no campus, não faz sentido partir para uma outra.

E então, gostou das dicas? Conte para a gente o motivo de sua mudança de faculdade!

Leia também – Dicas para definir metas para a faculdade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.