Língua Portuguesa em Concursos Públicos: Como Estudar? Saiba!

Dicas imperdíveis para aprimorar seu aprendizado

E aí, estudante concurseiro! Você manja bem a nossa língua portuguesa? Conhecimentos relacionados a língua portuguesa são considerados fáceis por muita gente que passa no ensino médio. Mas frequentemente, algumas pessoas tem se surpreendido ao se deparar com um baixo rendimento quando realiza concursos ou vestibulares. Então, o que será que acontece? Será que saímos da escola sem ter aprendido português? Bem… você aprendeu português sim. O que pode acontecer, é que dificilmente uma pessoa tem um domínio pleno e absoluto dessa língua, que é considerada muito meticulosa e cheia de regras. Como se diz por aí, é mais fácil só falar português do que explicar como se fala. Mas, nada de desespero: vamos te mostrar como aprender bem os conhecimentos necessários da Língua Portuguesa para te deixar afiado para provas de concurso.

            ESTUDE PORTUGUÊS DA MELHOR MANEIRA

São só 3 passos pra te dar uma direção do que fazer.

  1. Teste o que sabe ( e o que não sabe tanto)

Então, você já concluiu o ensino médio? Se ainda não terminou, e planeja  realizar concursos, então capriche nos estudos diários. Mas a maioria dos concurseiros já concluiu, e por isso, esse artigo é mais voltado para os veteranos. Então, pare e pense: você sente muita dificuldade no assunto? Lembrar do seu desempenho no ensino médio pode ser uma boa resposta. É possível que você não seja ruim na língua portuguesa, mas pode ser que sinta dificuldade em assuntos específicos. Por isso, o passo inicial é você identificar o que mais sente dificuldade. Sugerimos que você faça testes simulados, e como exemplo de teste, poderia fazer este, do site Passei: http://www.passeiweb.com/preparacao/simulados/portugues/ . Essa prova tem 3 testes importantes de gramática, é sugerido que você resolva os 3 testes em no máximo 1h40min. Não se esqueça de conferir as respostas, e anotar os assuntos que errou, destacando os que mais errou. Isso vai te jogar na direção certa sobre que conhecimentos específicos você mais precisa ajustar. Já é uma direção certa.

  1. Adquira livros

            Fez o teste acima, e achou o seu nível? Hora de estudar! Se você se sente seguro estudando só, recomendamos que estude usando materiais específicos voltados para concursos, e materiais didáticos do ensino médio. Primeiro, aborde o conteúdo na versão do ensino médio, que costuma ser mais simples, explica, permitindo um ritmo menor para quem não está acostumado a estudar português exaustivamente. Vai te dar uma boa clareada. Recomendamos livros da Editora Moderna, pois a quantidade de questões é maior. Eles são excelentes para fazer com que você entenda o funcionamento normativo de nossa língua. Já os livros voltados para concursos, servem pra demonstrar como aplicamos o uso da norma de nossa língua. Mas se você já é entendido em Português, não faz mal começar a estudar usando livros para concursos públicos mesmo; eles até destrincham muitos segredos e pegadinhas de questões. Um livro que recomendamos é a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, de Carlos Henrique da Rocha Lima, da Editora Jose Olympio. É completo e bom para estudar em casa. Outro, é a Gramática do Wilton Ormundo, da editora Moderna. Mãos à obra!

  1. Resolva provas de concursos

Teste os seus conhecimentos o máximo possível, depois de estudar. Resolva questões de concursos. Faça exercícios, muitos exercícios, todos os dias. Dedique pelo menos 2 horas por dia para estudar português, sendo inicialmente, 1 hora de teoria e 1 hora resolvendo questões, pelo menos. Depois de ter visto todo o assunto, gaste as 2 horas exclusivamente resolvendo questões.  Se você já está inscrito num concurso, procure provas anteriores da banca que irá aplicar a prova. Se não estiver inscrito, e estiver apenas preparando-se para possíveis oportunidades, é ótimo: você tem tempo de sobra pra fazer provas de muitas bancas, diferentes, variadas, e assim tornar-se habilidoso nessa área. Português é cheio de normas, e a melhor forma de não esquecer é entende-las, é entendendo suas aplicações

ASSUNTOS DE PORTUGUÊS NOS CONCURSOS

Se você não se inscreveu num concurso, confere aqui os assuntos mais comuns em provas de concurso:

Interpretação de Textos: Abordando noções de compreensão, tipologia textual, gêneros textuais, funções da linguagem, coesão e coerência, denotação e conotação, figura de linguagem, e redação.

Sintaxe: Análise sintática, Sujeito e Predicado, Termos integrantes da oração (objeto direto, indireto, complemento nominal, agente da passiva), regência e concordância verbal, uso dos conectivos, orações subordinadas, termos acessórios da oração.

Morfologia: Estrutura das palavras, Formação das palavras, Artigos, Numerais, Substantivos, Adjetivos, Advérbios, Preposições, Conjunções, interjeições, Locução verbal, Estrutura do Verbo, Flexão Verbal (todas), Verbos auxiliares. Pronomes, todos os tipos. Colocação pronominal.

Fonologia: Noções de fonética, sílabas, encontros vocálicos, e acentuação gráfica.

Ortografia: Novo acordo ortográfico (estude muito), parônimos e homônimos, emprego do hífen.

Pontuação: Uso da vírgula, uso do ponto e vírgula, uso dos dois pontos, reticências, orações intercaladas.

Esses assuntos são facilmente achados em livros didáticos. Você encontra facilmente em livros didáticos.

COMO NÃO ESQUECER O CONTEÚDO APRENDIDO

Já percebeu que a medida do tempo que ficamos sem estudar português, as vezes nós simplesmente cometemos erros de linguagem, erros gramaticais, erros ortográficos que nunca imaginaríamos cometer? Seja no trabalho, no dia-a-dia, ou de repente numa avaliação. Será que estamos “desaprendendo”? Não, não estamos. Na verdade, simplesmente estamos fazendo o uso frequente do português incorreto.

            A nossa língua é complexa, e todos os dias somos bombardeados com o uso incorreto dessa língua. Principalmente na fala oral: conversas pessoais, no WhatsApp ou nas redes sociais, nos influenciam a falar e as vezes a escrever errado. Mas não vamos pedir a você para deixar de conviver com pessoas que utilizam nossa língua incorretamente. A receita pra manter o bom português é simples: Leia. Leia livros. Leia jornais, revistas, artigos. Leia. Cultive o hábito de ler. Ao ler, você está lidando com nossa língua na sua forma correta e apurada. Tenha contato com o uso correto da nossa língua, e você vai equilibrar essa balança, entre erros e acertos.

Bons estudos!

Veja também: 5 Dicas Básicas para Aprovação em Concurso Público

Comentários estão fechados.