Industrialização no Brasil: vai cair no ENEM!

Industrialização no Brasil: vai cair na prova do ENEM!

É muito importante que você domine o assunto da Industrialização no Brasil. Isso porque, ele é muito amplo e complexo, o que faz com que ele seja cobrado em diversas disciplinas da prova, como história, geografia e sociologia.

Assim, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber para responder as perguntas sobre esse assunto!

Industrialização no Brasil: definição

A industrialização no Brasil teve início em 1785 e foi até a década de 1980, quando começa o período de desindustrialização no país.

Divida em quatro períodos, a industrialização no país está vinculada a produção de café e seus capitais, uma vez que foi o único produto brasileiro para exportação durante as primeiras décadas do século XX.

Primeiro período da Industrialização no Brasil

Ocorreu entre 1785 e 1808 e ficou conhecido como Proibição. Nesse período o país restringia as atividades industriais em território nacional.

Em 5 de janeiro de 1785, foi promulgado um alvará que permitia apenas indústrias para consumo interno, uma vez que a distância entre a metrópole e as colônias era muito grande.

Conhecido como o golpe da morte da indústria, seu intuito foi evitar que as colônias se sobressaíssem economicamente ao Reino.

Segundo período da Industrialização no Brasil

O segundo período se iniciou em 1808, com a chegada da Família Real ao Brasil, e durou até 1930. Ele ficou também conhecido como período de implantação.

Nesse período, o Alvará de 1785 foi revogado e D. João VI abriu os portos para o comércio exterior, fixando uma taxa de 24% para produtos importados, 15% para os ingleses e 16% para portugueses.

Em 1844, Manuel Alves Branco, então Ministro da Fazenda, decretou uma lei ampliando as taxas de importação no país: 20% para produtos sem similares nacionais e 60% para produtos com similares nacionais. Dessa forma, algumas atividades foram protegidas.

Com a Lei Eusébio de Queirós, em 1850, o tráfico de escravos foi proibido e os recursos antes empregados na compra de mão de obra passaram a ser empregados na indústria.

Terceiro período da Industrialização no Brasil

Chamado de Revolução Industrial brasileira, correu entre 1930 e 1956. Teve início com a Revolução de 1930, que colocou Getúlio Vargas no poder.

Esse período foi marcado pelo investimento na criação de infraestrutura industrial no país. Foram criados conselhos e empresas estatais.

Quarto período da Industrialização no Brasil

Com início em 1956 e perdura até os dias atuais, o quarto período é aquele da internacionalização da indústria nacional.

Dessa maneira a exportação foi ampliada e o número de indústrias nacionais e internacionais que se instalaram e espalharam pelo país aumentou, juntamente com os avanços tecnológicos da área.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.