Império Bizantino: tudo o que você precisa saber para as provas!

Império Bizantino: um resumo sobre esse poderoso império!

O Império Bizantino foi um vasto e poderoso império que influenciou muitos outros acontecimentos da história mundial. Além disso, ele foi um império muito duradouro, o que contribui para a sua importância.

Dessa maneira, questões sobre o Império Bizantino são muito recorrentes nas principais provas do país, como nos vestibulares.

Assim, é essencial que você domine as principais características que se encontram dentro desse assunto.

Império Bizantino: Introdução

O Império Bizantino surge a partir de uma divisão do Império Romano, em 395 d.C.

O grande império se dividiu, então em dois com também duas capitais: o Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino e com capital em Constantinopla, e o Império Romano do Ocidente, com capital em Milão.

Dessa forma, a cidade de Constantinopla, também chamada de Bizância, se torna a capital de um poderoso império. Ela recebe esse nome em homenagem ao imperador Constantino. Hoje, ela é conhecida como Istambul.

É importante ressaltar que o Império Bizantino era um poderoso e vasto império, com grego como língua oficial.

Seus territórios compreendiam a Península Balcânica, a Ásia Menor, a Síria, a Palestina, o norte da Mesopotâmia e também o nordeste da Ásia

Além disso, é fundamental ressaltar também que o Império Bizantino vai sobreviver mesmo com a queda de Roma em 476 d.C.

O Império Romano desaparece devido à diversos fatores, como crise econômica e invasões bárbaras, mas o Império Bizantino, por sua vez, irá sobreviver até 1453.

Império Bizantino: Religião

O potente imperador Justiniano foi responsável pela criação do símbolo da religião no império: a igreja de Santa Sofia, em que os imperadores eram consagrados.

Além disso, o imperador procurou usar a sua religião (cristã) para unir o império oriental e o ocidental.

Mas o cristianismo bizantino tinha algumas particularidades que o tornavam diferente do romano.

Em Constantinopla, o Imperador era considerado um chefe da Igreja. Essa união recebia o nome de cesaropapismo (césar de governador e papa de líder religisoso).

Além disso, é importante notar que a Igreja Bizantina usa o grego em seus cultos e não o latim como os romanos.

Igualmente, os bizantinos são iconoclastas, ou seja, eles não aceitam o uso de imagens em seus cultos sagrados.

É importante destacar que as diferenças entre as duas Igrejas e as disputas pelo poder geraram a divisão da Cristandade, em 1054.

O evento recebe o nome de Cisma do Oriente e é responsável por dividir a Igreja em duas: a Igreja Bizantina passa a ser conhecida como Igreja Católica Ortodoxa e a Igreja de Roma como Igreja Católica Apostólica Romana.

Império Bizantino: Economia

O Império Bizantino tinha sua economia fortemente marcada pelo comércio de suas produções. Isso porque, Constantinopla se situava em um ponto estratégico no oceano.

Império Bizantino: Queda

A partir do século VII e mais ainda durante a Baixa Idade Média, o Império Bizantino passa a ser atacado por diversos povos árabes.

Posteriormente, nos séculos XIV e XV, o Império passa a ser reduzido somente à sua capital e sua economia perde força devido ao predomínio das cidades italianas no comércio.

Finalmente, em 1453, os turcos tomam a cidade e passam a chamá-la de Istambul.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.