Iluminismo: vai cair no ENEM!

Iluminismo: entenda a importância desse assunto!

Você sabe qual a importância do Iluminismo?

Devido à sua abrangência, o Iluminismo pode ser cobrado em uma série de disciplinas nas provas, como História, Filosofia, Geografia e Sociologia.

Dessa maneira, é essencial que você domine as principais características desse movimento para conseguir garantir um bom desempenho nas provas.

Além disso, o Iluminismo tem aparecido com uma grande frequência nas questões do ENEM, principalmente graças à sua interdisciplinaridade.

Iluminismo: definição

O Iluminismo foi um movimento europeu que surgiu no século XVIII. Ele possui as suas raízes especialmente na França.

É importante ressaltar que a principal característica do Iluminismo é a defesa do uso da razão. Ou seja, seus pensadores defendiam o predomínio da razão sobre a fé.

As ideias do movimento se tornaram tão difundidas por toda a Europa que hoje conhecemos o seu século (o século XVIII) como Século das Luzes, sendo essa luz o símbolo da razão. O período é marcado por intensas renovações culturais e intelectuais no continente europeu. Além disso, diversas inovações científicas surgiam nas mais variadas áreas do conhecimento humano.

O que pensavam os Iluministas?

Os iluministas queriam criar um novo modelo de sociedade: um modelo que iria contra os dogmas da Igreja Católica e contra a monarquia absolutista que predominava até então.

Essas monarquias absolutistas faziam parte do que ficou conhecido como Antigo Regime. Assim, os pensadores do movimento Iluminista defendiam o uso da razão em detrimento da fé e a reestruturação dos governos, substituindo o Antigo Regime pelo poder da burguesia.

A união de diversas áreas do pensamento humano contribuiu para a rápida difusão das ideias desse movimento. Assim, os Iluministas acreditavam que com o conhecimento racional seria possível destruir as ideologias religiosas. Essas, por sua vez, seriam superadas por ideias de progresso e de inovações.

Desta maneira, pensadores como Diderot e D’Alembert buscaram reunir todo o conhecimento humano produzido à luz da razão em uma única produção, dividida em mais de 30 volumes. Essa produção ficou conhecida como Enciclopédia.

Características do Iluminismo

O Iluminismo rejeitava a herança medieval. Inclusive, foram os pensadores desse movimento que fundaram o termo “Idade das Trevas”.

Na Economia, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo, em oposição ao mercantilismo do Antigo Regime. Assim, o mercado deveria se regular sozinho por uma lei natural. Essas ideias foram defendidas principalmente por Adam Smith.

Na Política, os iluministas eram contra a monarquia absolutista do Antigo Regime e propunham novos modelos para substituí-la. Montesquieu, pensador iluminista, defendia um modelo de Estado no qual o governo seria dividido em três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. 

Os iluministas eram contra a Religião. Parte significativa dos pensadores do movimento defendia o fim da Igreja como instituição, especialmente graças aos seus privilégios.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.