Ilha de Calor: o problema dos grandes centros urbanos

Ilha de Calor: um resumo sobre esse problema urbano!

As Ilhas de Calor fazem parte dos principais problemas ambientais que os grandes centros urbanos vivem atualmente.

Dessa maneira, a sua importância e o seu impacto fazem com que elas apareçam muito nas principais provas do país. O ENEM e os vestibulares costumam cobrar questões sobre as Ilhas de Calor principalmente na disciplina de Geografia.

Dessa maneira, é essencial que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho nas suas provas.

lhas de Calor: Definição e introdução

As Ilhas de Calor são formadas por aglomerações de construções nas grandes cidades. Nas zonas em que elas aparecem, podemos constatar temperaturas mais elevadas.

Além disso, essas ilhas podem ser conhecidas também como microclimas ou Ilha de Calor Urbano (ICU).

O aparecimento das ilhas de calor é um problema recorrente nas grandes cidades. E entre as várias dificuldades ocasionadas por elas existe uma que preocupa acima de todas as outras os governantes de vários países: o aquecimento global.

Ilhas de Calor: Quando ocorrem?

As ilhas de calor se formam quando os raios solares atingem diretamente os centros urbanos. Assim, devido ao alto número de construções (principalmente prédios) em espaço geográfico pequeno, o calor não consegue se dissipar com facilidade, gerando altas temperaturas em determinados locais.

Em cidades menores ou em zonas rurais a probabilidade do surgimento de uma ilha de calor é pequena. Isso porque, as construções são menores e a distância entre elas tende a ser maior.

Além disso, nessas zonas podemos constatar também a presença de mais áreas verdes, que impedem a concentração de calor.

Ilhas de Calor: Outras causas

Além das aglomerações de construções, as ilhas de calor podem ser formadas pela poluição atmosférica, causada por excesso de emissão de gases poluentes liberados pelos veículos.

Elas podem se formar também devido ao calor gerado por processos de indústrias e também devido à pavimentos com impermeabilização que impedem que o calor seja absorvido pelo solo.

Além disso, a elevada concentração de residentes em uma só região também contribui para a formação dessas ilhas.

Ilhas de Calor: As consequências

A consequência direta desse fenômeno é o maior uso de energia: com o aumento da temperatura a tendência é consumir mais eletricidade devido ao uso de aparelhos de refrigeração como ar condicionado e ventiladores.

A saúde de algumas pessoas também pode ser prejudicada devido à baixa umidade relativa do ar. Isso porque, ela causa agrava problemas respiratórios como a rinite e sinusite.

Além disso, espécies também podem ser ameaçadas, já que o aumento de temperatura prejudica seu habitat.

Ilhas de Calor: Possíveis soluções

Existem algumas medidas que podem auxiliar na diminuição da formação de ilhas de calor.

O reflorestamento, o aumento da arborização criando parques e jardins, pavimentos permeáveis que facilitam a dissipação do calor e a preservação de áreas verdes são algumas ações que podem diminuir as ilhas de calor e, consequentemente, o aquecimento global.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.