Homens que inspiraram Martin Luther King a ser um líder

Martin Luther King Jr., certa vez disse:

“O progresso humano não é automático nem inevitável… Cada passo em direção ao objetivo da justiça requer sacrifício, sofrimento e luta; os esforços incansáveis e a preocupação apaixonada de indivíduos dedicados.”

A figura mais proeminente no movimento moderno pelos direitos civis, trabalhou sob os holofotes públicos por 13 anos – de 1955 a 1968 – para lutar pela dessegregação de instalações públicas, direitos de voto e o fim da pobreza.

Mas que homens ofereceram inspiração a King para liderar essas batalhas?

Mahatma Gandhi é frequentemente conhecido por fornecer a King uma filosofia que defendia a desobediência civil e a não-violência em sua essência. Conheça outros que inspiraram o ativista americano.

Howard Thurman: primeira introdução à desobediência civil

“Não pergunte o que o mundo precisa. Pergunte o que o faz ganhar vida e vá em frente. Porque o que o mundo precisa é de pessoas que ganham vida.”

Enquanto King lia muitos livros sobre Gandhi, foi Howard Thurman quem primeiro apresentou o conceito de não violência e desobediência civil ao jovem pastor.

Thurman, que foi professor de King na Universidade de Boston, viajou internacionalmente durante a década de 1930. Em 1935, ele conheceu Gandhi enquanto liderava uma “Delegação Negra de Amizade” na Índia. Os ensinamentos de Gandhi permaneceram com Thurman ao longo de sua vida e carreira, inspirando uma nova geração de líderes religiosos, como King.

Benjamin Mays: mentor ao longo da vida

“Ser honrado por ser convidado a fazer o elogio no funeral do Dr. Martin Luther King Jr. é como pedir a alguém que elogie seu filho falecido – tão próximo e tão precioso ele era para mim…. Não é uma tarefa fácil; no entanto, eu o aceito, com o coração triste e com pleno conhecimento de minha inadequação para fazer justiça a este homem. ”

Quando King era estudante no Morehouse College, Benjamin Mays era o presidente da escola. Mays, que foi um proeminente educador e ministro cristão, tornou-se um dos mentores de King no início de sua vida.

King caracterizou Mays como seu “mentor espiritual” e “pai intelectual”. Como presidente do Morehouse College, Mays proferia sermões matinais inspiradores, com o objetivo de desafiar seus alunos. Para King, esses sermões foram inesquecíveis, pois Mays o ensinou como integrar a importância da história em seus discursos.

Depois desses sermões, King costumava discutir questões como racismo e integração com Mays – gerando uma mentoria que duraria até o assassinato de King em 1968. Quando King foi colocado no centro das atenções nacionais enquanto o movimento moderno pelos direitos civis ganhava força, Mays permaneceu um mentor que estava disposto a fornecer uma visão sobre muitos dos discursos de King.

Mordecai Johnson: educador Influente

Em 1950, a saber, King viajou para a Fellowship House na Filadélfia. King, que ainda não era um líder proeminente dos direitos civis ou mesmo um ativista de base, inspirou-se nas palavras de um dos palestrantes – Mordecai Wyatt Johnson.

Johnson, considerado um dos mais proeminentes líderes religiosos negros da época, falou de seu amor por Mahatma Gandhi. King achou as palavras de Johnson “tão profundas e eletrizantes” que, quando ele deixou o noivado, comprou alguns livros sobre Gandhi e seus ensinamentos.

Como Mays e Thurman, Johnson foi considerado um dos líderes religiosos negros mais influentes do século XX. Johnson obteve seu diploma de bacharel no Atlanta Baptist College (atualmente conhecido como Morehouse College) em 1911.

Após o sucesso de King com o Montgomery Bus Boycott, ele recebeu um doutorado honorário da Howard University em nome de Johnson. Em 1957, Johnson ofereceu a King o cargo de reitor da Escola de Religião da Howard University. No entanto, King decidiu não aceitar o cargo porque acreditava que precisava continuar seu trabalho como líder do movimento pelos direitos civis.

E então, o que achou de saber mais sobre Martin Luther King?

Não deixe de ler também – Pode cair no ENEM: 3 filmes sobre ativistas negros americanos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.