Guerra do Ópio: tudo aquilo que você precisa saber!

Guerra do Ópio: um resumo para as suas provas!

Você sabe o que foi a Guerra do Ópio e o que ela representou?

A Guerra do Ópio foi um importante conflito que resultou em diversas consequências para diversos países do mundo. Assim, ela faz parte de uma série de assuntos essenciais dentro da história geral que podem aparecer na sua prova.

Dessa maneira, é fundamental que você domine os principais tópicos dentro desse assunto para garantir um bom desempenho nas suas provas, principalmente naquelas de vestibulares.

A Guerra do Ópio: Definição

Alguns historiadores não classificam esse fato como Guerra do Ópio, mas sim como “Guerras do Ópio”. Isso porque, a Guerra envolveu uma série de conflitos que ocorreram nas décadas de 1840 e 1850.

A motivação dos conflitos foi o comércio de ópio. Esse produto é derivado da flor de papoula e tem efeito analgésico.

A Guerra do Ópio: Contexto histórico

O comércio marítimo se voltou para o Oriente após as Guerras Napoleônicas. A região possuía recursos de grande interesse do continente europeu, mas havia um entrave: a China tinha restrições para o comércio com países estrangeiros.

A Grã-Bretanha passava pela Segunda Revolução Industrial e buscava matérias primas e preços baixos em suas negociações.

A Índia representava um ótimo mercado consumidor e tinha produtos de interesse para a compra. Já a China, porém, não abria os negócios para a compra externa, apenas vendia para os demais países.

Entre os produtos oferecidos pelo mercado europeu, o que mais interessava a China era o ópio. A droga, que tinha efeito entorpecente, causava dependência em quem a consumia.

Percebendo a alta demanda, os ingleses passaram a realizar um comércio ilegal de ópio na china, obtendo  altos lucros com a venda do entorpecente.

Ao descobrir o esquema, o governo chinês proibiu a transação do ópio, irritando os ingleses. Dessa forma, em 1839, é declarada guerra contra a China.

Entre os embates, um súdito chinês foi morto, o que fez com que o Comissário Imperial expulsasse todos os ingleses do território.

Em 1840, navios ingleses foram enviados para a China, afundando grande parte da frota naval do país, bombardeando Nanquim e sitiando Guangzhou.

Depois desse acontecimento, foi então assinado o Tratado de Nanquim, em que a China aceita abrir cinco portos para o comércio britânico.

Além disso, o Tratado obrigava a China a fazer o pagamento de uma indenização de guerra e entregar Hong Kong para os ingleses. (fato muito explorado pelos vestibulares)

Em 1856 ocorreu a Segunda Guerra do Ópio. Isso porque, oficiais chineses revistaram a força Arrow, navio inglês.

Assim, a China é atacada por forças inglesas e francesas.

Mesmo com resistência, a China assina o Tratado de Tianjin, que estabelecia a abertura dos portos chineses para o comércio estrangeiro. Dessa forma, estabelecia-se a permissão para diplomatas e missionários cristãos adentrarem o país.

Esse tratado também consentia a legalização do ópio.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.