Golpe da Maioridade: entenda tudo sobre o assunto!

Golpe da Maioridade: um resumo com os principais tópicos

Você sabe o que foi o Golpe da Maioridade?

Esse assunto tão importante dentro da História do Brasil costuma aparecer com frequências nas principais provas do país. Assim, é fundamental dominar suas principais características.

Golpe da Maioridade: introdução

O Golpe da Maioridade, que também conhecido como Declaração da Maioridade, foi o que garantiu à D. Pedro II a posse do trono real brasileiro, em 23 de julho de 1840.

Na época, o jovem monarca tinha apenas 14 anos de idade.

Tecnicamente, D. Pedro II não poderia assumir o trono com apenas 14 anos, já que ainda seria considerado menor de idade.

Porém, o partido liberal brasileiro arquitetou a antecipação da maioridade para finalmente colocar um fim no chamado Período Regencial (1831-1840).

Nesse período, o Brasil era governado por regentes, já que D. Pedro I, pai de D. Pedro II, havia abdicado o seu trono como imperador do país. Na época, D. Pedro II tinha apenas 5 anos de idade.

Golpe da Maioridade: objetivos

O objetivo do Golpe da Maioridade era acabar com o Período Regencial para finalmente restabelecer a estabilidade política do Brasil.

Isso porque, o país estava sofrendo com uma série de confrontos políticos e sociais que tinham surgido no Primeiro Reinado e que se mantinham no Período Regencial.

Com a morte de D. João VI, em Portugal, D. Pedro I seria obrigado a assumir o trono lusitano. Assim, para evitar disputas pela coroa, D. Pedro I viu-se obrigado a abdicar do trono brasileiro.

Porém, seu sucessor no Brasil seria seu filho D. Pedro II, de apenas 5 anos de idade. Dessa forma, a solução encontrada foi colocar o Brasil nas mãos dos regentes, representados por dois grupos políticos (liberais e conservadores), que brigavam entre si. 

A disputa de poder resultou numa série de revoltas populares, como a Cabanagem, Balaiada e a Sabinada. Assim, a solução foi antecipar a maioridade de D. Pedro II para estabilizar o país.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.