Geografia: Panorama geral sobre os rios poluídos do Brasil

Um tema que nunca sai de pauta dos vestibulares e do ENEM é a questão dos rios poluídos. Deste modo, vale entender mais sobre este assunto para ir preparado às avaliações.

Contexto

Os rios poluídos são mananciais que recebem diversos tipos de resíduos poluentes em suas águas, sejam eles químicos, físicos ou então biológicos.

A saber, eles são prejudiciais às atividades humanas, ao solo e a fauna e flora. Vale frisar, além disso, que a preservação de água doce são indispensáveis para os seres humanos, porém acabam recebendo um alto número de poluentes.

O descarte de resíduos orgânicos, inorgânicos e não biodegradáveis, inclusive em grande parte tóxicos e cumulativos, nos rios, córregos, assim como lagos, são ameaças claras à sobrevivência de todos que precisam de água para sobreviver.

Causas dos rios poluídos

A poluição dos rios tem diversas causas e o problema espalha-se pelos quatro cantos do mundo. Entretanto, apesar de mais visível nos complexos urbanos, pode aparecer também em ecossistemas naturais e agrícolas.

Nas grandes concentrações urbanas, a poluição da água tem proporções absurdas. Estas cidades são contempladas pela maioria das indústrias, desse modo, reúne uma grande quantidade de fontes poluidoras.

Já no campo agrícola, destaca-se o uso de agrotóxicos (pesticidas, herbicidas e inseticidas), assim como fertilizantes utilizados na agricultura moderna, como grande fonte de poluição.

Em síntese, os resíduos são levados pela água da irrigação ou da chuva, para os rios e mananciais. Ou então acabam penetrando o solo, poluindo os lençóis freáticos.

Consequências dos rios poluídos

O acúmulo de lixo, acarreta uma série de problemas nos ecossistemas e na sociedade como um todo, dentre algumas consequências dos rios poluídos, podemos destacar:

  • Mau cheiro em razão da decomposição orgânica
  • Produz um líquido escuro e conhecido como “chorume” que infiltra no solo e contamina os lençóis freáticos
  • O uso do mercúrio, aumenta ainda mais a agressão a natureza, essa poluição é muito comum em áreas de garimpos, e pode acarretar problemas neurológicos caso seja ingerido por seres humanos.
  • Impossibilidade de uso por conta da poluição, diminuindo as fontes de água doce e limpa para consumo da população.
  • Destruição da fauna do rio

Possíveis soluções

Nos centros urbanos industriais, tem como principal solução o tratamento dos resíduos.

Além disso, a implantação de um sistema satisfatório de coleta e tratamento de lixo e esgoto domiciliares e industriais, é importantíssimo para o retorno da água limpa para natureza.

Em São Paulo, um dos principais rios do Estado o Tietê, passa por um leve processo de despoluição. E tem recebido investimento para ampliação da rede de tratamento de esgotos.

Um bom exemplo é o rio Tâmisa em Londres que recebe grandes investimentos no tratamento das redes de esgotos para o rio fazer parte do dia a dia da população.

Rios mais poluídos do Brasil

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, elencou os rios mais poluídos do Brasil, alguns anos atrás, são eles:

  • São Paulo – Rio Tietê
  • Paraná – Rio Iguaçu
  • Pernambuco – Rio Ipojuca
  • Rio Grande do Sul – Rio dos Sinos
  • Rio Grande do Sul – Rio Gravataí
  • Minas Gerais – Rio das Velhas
  • Pernambuco – Rio Capibaribe
  • Rio Grande do Sul – Rio Caí
  • Rio de Janeiro – Rio Paraíba do Sul
  • Minas Gerais – Rio Doce

E então, gostou de conhecer um panorama geral sobre os rios poluídos do Brasil? Esse tema, sem dúvidas, pode cair nas provas de vestibular ou do ENEM, assim como em concursos relacionados à área ambiental.

Não deixe de ler também – Geografia: O que são as massas de ar e os principais tipos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.