Formas didáticas de entender a teoria da evolução

Entender a teoria da evolução pode ser algo complicado para muitos estudantes. Das crianças aos vestibulandos, o assunto às vezes dá um nó na cabeça e os professores tentam arranjar maneiras de deixar a explicação mais didática.

Como o processo leva muito tempo, a evolução às vezes é muito abstrata para os alunos entenderem. Muitos aprendem conceitos melhor por meio de atividades práticas para complementar as aulas, os textos nos livros ou as rodas de discussões.

Conheça uma lista com uma série de atividades diferentes para levar Darwin à tona para os estudantes!

Teoria da evolução pelo ‘telefone celular’

Uma maneira divertida de ajudar os alunos do ensino fundamental e até médio a entender as mutações do DNA na evolução é o jogo do telefone – com um toque relacionado à evolução. Este jogo tem vários paralelos com aspectos da evolução. Os alunos irão gostar de modelar como a microevolução pode mudar uma espécie ao longo do tempo.

A mensagem enviada pelo “celular” muda conforme passa entre os alunos porque pequenos erros dos alunos se acumulam, assim como pequenas mutações acontecem no DNA. Na evolução, depois de passar bastante tempo, os erros se somam às adaptações e podem criar novas espécies que não se parecem com as originais.

As espécies ideais

As adaptações permitem que as espécies sobrevivam aos ambientes, e a forma como essas adaptações se somam é um importante conceito de evolução. Nesta atividade, os alunos são atribuídos a condições ambientais e devem decidir quais adaptações criariam espécies “ideais”.

A seleção natural ocorre quando os membros de uma espécie que fazem adaptações favoráveis vivem o suficiente para passar os genes dessas características para seus descendentes.

Membros com adaptações desfavoráveis não vivem o suficiente para se reproduzir, então essas características eventualmente desaparecem do pool genético. Ao “criar” criaturas com adaptações favoráveis, os alunos podem demonstrar quais adaptações garantiriam a evolução de suas espécies, ilustrando a teoria da evolução.

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Escala de tempo geológico

Para esta atividade, os alunos, em grupos ou individualmente, desenham a escala de tempo geológica e destacam eventos importantes ao longo da linha do tempo.

Compreender a aparência da vida e o processo de evolução ao longo da história ajuda a mostrar como a evolução muda as espécies.

Para ter uma perspectiva de quanto tempo a vida está evoluindo, os alunos medem a distância do ponto onde a vida apareceu pela primeira vez até o aparecimento dos humanos ou os dias atuais e calculam quantos anos isso levou.

Fósseis de impressão

O registro fóssil fornece um vislumbre de como a vida era. Os fósseis de impressão são feitos quando os organismos deixam impressões na lama, argila ou outro material macio que endurece com o tempo. Esses fósseis podem ser examinados para aprender como o organismo vivia.

O registro fóssil é um catálogo histórico da vida na Terra. Ao examinar os fósseis, os cientistas podem determinar como a vida mudou durante a evolução. Fazendo marcas de fósseis em sala de aula, os alunos veem como esses fósseis traçam a história da vida.

Compreendendo a meia-vida

A meia-vida, uma forma de determinar a idade das substâncias, é o tempo que a metade dos átomos de uma amostra radioativa leva para se decompor.

Para esta lição sobre meia-vida, o professor coleta centavos e pequenas caixas cobertas e faz com que os alunos coloquem 50 centavos em cada caixa, sacudam as caixas por 15 segundos e joguem os centavos em uma mesa.

Aproximadamente metade dos centavos mostra a cauda. Remova esses centavos para ilustrar que uma nova substância, “headsium”, foi criada em 15 segundos, a “meia-vida”.

O uso de meia-vida permite aos cientistas datar os fósseis, acrescentando ao registro fóssil e ilustrando como a vida mudou ao longo do tempo.

E então, gostou das maneiras facilitadas de aprender / explicar a teoria da evolução?

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