Estudo na quarentena: O que fazer quando familiares não entendem suas metas

Selecionamos algumas dicas para você driblar os probleminhas em casa para alcançar sua meta de estudos em 2020

Estudar na quarentena significa, muitas vezes, ter que dividir espaço com outras pessoas que moram na mesma casa. A privacidade é quebrada e pode ser que atrapalhe bastante a concentração.

Como, então, resolver essa situação e fazer os familiares entenderem que você precisa realmente focar nos estudos? Há algumas maneiras eficientes de conseguir selar a paz com todos, afinal, esse não é o melhor momento para brigas, não é mesmo?

Selecionamos algumas dicas para você melhorar os ânimos em casa na quarentena e saber driblar os probleminhas para alcançar sua meta de estudos em 2020.

Uma boa conversa pode resolver

A convivência diária com a família na quarentena pode fazer as percepções ficarem bem aéreas. Às vezes, se não entendem que você precisa de silêncio para estudar ou de algumas horas sozinho, por exemplo, é por que não perceberam a importância disso.

Portanto, estabeleça um diálogo com todos, seja sincero quanto ao que você precisa no momento. Não precisa falar sobre os seus sonhos e objetivos de forma aberta, mas pelo menos mostre que o tempo para os estudos é valioso para você e precisa do apoio deles.

Um cantinho para seus estudos

Não é todo mundo que tem à disposição um espaço só seu para estudar. E com todo mundo – ou a maioria das pessoas – em casa por conta da pandemia, é preciso dividir o local e tentar se virar de algum jeito.

Nesse caso, a dica é tentar negociar algum horário do dia para que você fique sozinho e focado nos estudos em determinado cômodo da casa. Tudo por ser resolvido no diálogo nessa quarentena!

Rotina de estudos aliada à rotina de casa

Montar um cronograma de estudos é bom para qualquer estudante que esteja se preparando para concursos, para o ENEM ou vestibular. Mas durante a quarentena é bacana estabelecer uma rotina juntamente com a família para que todos possam estar alinhados.

Pense em quantas horas você precisa estudar por dia, além de todas as matérias que são prioridades. Também coloque em sua agenda os afazeres domésticos de sua responsabilidade, afinal, todos em casa precisam fazer sua parte. Outro fator essencial é separar algum tempinho para descontrair com os familiares, aproveitar o tempo junto.

Coloque-se no lugar deles para entendê-los

Quando houve a necessidade de fazer distanciamento social e quarentena, todos levaram um susto e precisaram se adaptar às pressas. Além da convivência 24 horas com todos em casa, houve a mudança para o home office, estudos em casa, crianças fora da escola…

Além disso, muitas famílias têm passado por momentos difíceis como a perda do emprego, diminuição da renda, pessoas queridas doentes ou falecimentos, entre tantos outros problemas acarretados pela pandemia.

Então, a palavra de ordem nesse momento é empatia. Embora você também esteja envolvido nisso, tente se colocar no lugar das pessoas, entendendo o porquê de tanto nervosismo ou ansiedade. Ajude-os conversando, se colocando à disposição e sempre deixando claro as suas necessidades.


E então, como você está lidando com a rotina de estudos na quarentena?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.