Estudar com música ajuda? Veja o que dizem as pesquisas

Será que a música consegue favorecer a concentração durante os estudos? Conheça alguns dados interessantes

Muitas pessoas assumem que só conseguem estudar com música. Outros, dizem que a prática atrapalha o raciocínio.

Mas afinal, ouvir música enquanto se aprende conteúdos é benéfico? Será que ela contribuir para aumentar a produtividade?

Estudantes que se preparam para concursos públicos, vestibulares ou para o ENEM sempre expressam essa dúvida. Veja alguns dados que trouxemos.

Pesquisa indica melhora no desempenho

De acordo com uma pesquisa realizada no Reino Unido, ouvir música tem potencial para melhorar a concentração e aprendizagem de estudantes, sim. Uma linha do estudo trouxe a informação de que essa atitude ajuda até no desempenho para provas. Quem diria, hein?

Foram avaliados estudantes do mesmo nível de formação. Um grupo estudou ouvindo música e outro sem música. Logo após, tiveram que realizar uma avaliação de matemática. Surpreendentemente os que ouviram músicas tiveram resultados mais vantajosos, cerca de 12% a mais.

Benefícios em estudar com música clássica

Se formos ponderar quais tipos de músicas são mais recomendadas para ouvir durante os estudos, podemos citar pesquisas científicas também.

Desta vez, uma realizada pela Universidade de Caen, na França, durante uma palestra. Nesse evento, os participantes assistiram a uma palestra. Ao fundo tocava música clássica, em segundo plano, não atrapalhando a fala do palestrante, mas que podia ser bem ouvida.

A outra parte do estudo contou com a mesma palavra, com o mesmo conteúdo, mas sem a música junto.

A partir daí descobriu-se que o conteúdo foi muito melhor absorvido pela plateia que assistiu à palestra com a música ao fundo.

Aspecto emocional ligado à música

Nessa pesquisa da universidade francesa, estudou-se o fato de os participantes na palestra com música terem obtido conhecimentos mais aprofundados.

A especulação é pelo desenvolvimento de um lado emotivo por estarem ao som da música clássica, que evoca a sensibilidade da pessoa. Esse aspecto pode ter influenciado a recepção cerebral aos ensinamentos da palestra.

Pesquisa do Spotiy

O aplicativo de streaming musical Spotify também entrou na onda de testar seus usuários estudantes. Essa pesquisa, feita na Inglaterra, identificou um grupo que estudou ouvindo música clássica e outro sem.

12% foi a porcentagem acima dos estudantes que ouviram músicas e realizaram uma prova posteriormente.

De acordo com os especialistas que lideraram ao estudo a música deixou os participantes em um estado de relaxamento, mas em alerta, o que garante que fiquem mais concentrados ao estudar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.