Como estudantes podem aprender com seus erros

Quem estuda para vestibular, concurso ou ENEM sofre com o 'fantasma' dos erros. Conheça dicas para superá-los

Quando cometemos erros, aprendemos com isso. Essa é praticamente a regra, inclusive para estudantes.

Notas ruins, problemas emocionais, pressão de estudo, prazos apertados, enfim, todas essas coisas se tornam como uma cicatriz para quem estuda para alguma meta. Parece que o sucesso, depois de uma sucessão de erros, nunca chegará.

Quem estuda para concursos, vestibulares e para o ENEM sabe bem como é essa angústia. Contudo, para tudo há uma solução. Confira com a gente dicas do que fazer para superar os erros.

1. Identifique o tipo de erro que você comete

Os erros podem ser não intencionais, ou seja, sem a sua consciência sobre ele. Ou então por intenções deliberadas, o que significa que você está seguindo um padrão de cometer erros conscientemente.

A identificação de tais falhas é um dos primeiros passos para superá-las. O resultado para ambos os erros é o mesmo, mas no caso de erros não intencionais precisam da ajuda de outras pessoas e no caso de erros deliberados, apenas os alunos podem ajudar a si próprios se quiserem melhores resultados.

2. Compreenda e raciocine seus erros

Depois de categorizar seus erros, você precisa justificá-los raciocinando. Ao fazer isso, você entenderá o motivo básico do seu erro e tentará superá-los de boa vontade.

Entender seus erros o torna suficientemente responsável e você assume a responsabilidade por isso. Portanto, raciocine e entenda para se recuperar dos erros.

3. Trabalhe na recuperação da autoestima

Sempre que erramos e obtemos um resultado ruim com esses erros, nosso moral é afetado. Sentimos que não seria possível superar esses erros e perdemos nossa autoconfiança para tentar melhorar nesse quesito.

Mas, sempre que você cometer um erro, lembre-se sempre de que há outra chance de se corrigir. Você deve tentar novamente, aproveitar a chance de se recuperar de seus erros.

Com a prática regular dessa técnica, você superará os erros que tem cometido continuamente.

4. Revise seus erros com quem sabe

Às vezes não podemos identificar nossos erros por conta própria. Quando você está obtendo um resultado ruim todas as vezes, como obter menos notas em provas, então não ignore isso, não pense que você ainda pode melhorar da próxima vez quando não estiver tentando retificar os erros.

Caso você não consiga entender qual é o verdadeiro motivo, você deve perguntar a seus professores sobre seus erros. Não apenas as marcas vermelhas para respostas incorretas em seu papel de teste, mas também o motivo pelo qual está obtendo notas baixas.

5. Corrija-se a tempo

Não atrase a ação para se recuperar dos erros que você cometeu. Quanto mais você atrasar suas ações corretivas, mais erros estará cometendo com o mesmo entendimento.

E então, gostou das dicas? Saiba que elas valem também para quem estuda para concursos públicos. Não desanime caso esteja errando questões demais ou não seja aprovado em algum certame. Continue estudando!

Leia também: 10 atitudes de concurseiros que conquistam a aprovação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.